VIII Seminário Regional de Arroz Irrigado do Alto Vale do Itajaí acontece em Taió

A Epagri juntamente a Prefeitura Municipal de Taió realizaram na última quinta-feira (15) o VIII Seminário Regional de Arroz Irrigado do Alto Vale do Itajaí, integrando o agricultor e as instituições parceiras à pesquisa e à extensão rural.

 

A cultura do Arroz na região do alto Vale do Itajaí, possui uma área total de plantio em torno de 10.980 (hectares), com uma produção de aproximadamente 103.536,3 mil (toneladas), na safra 2022/2023, onde tivemos o recorde de produtividade nessa última safra, colhendo 9.423 kg/ha, ou seja, “188,46 sacos por hectare” de média.

 

Isso mostra o potencial da cultura em nossa região junto ao profissionalismo dos nossos produtores, que somam aproximadamente 861 famílias produtoras envolvidas, na grande parte da agricultura familiar tendo como fonte de renda predominante a cultura do arroz. (Fonte – Epagri-CEPA-Infoagro/CENSO 2017).

 

Avaliando esse panorama e a importância dessa cultura, com a evolução do agronegócio, de onde o produtor passou por todas as fazes de formação, desde quando colonizaram a nossa terra, passando a produzir o alimento, e hoje são agricultores e empreendedores buscando o profissionalismo.

 

Então para colaborar com essa evolução, o evento traz uma contextualização dos assuntos pertinentes a cultura do Arroz, envolvendo o diagnóstico de safra, resultados das unidades demonstrativas, ferramentas digitais para o manejo eficiente da lavoura, importância de sementes de qualidade e novas tecnologias em cultivares como o SCSBRS 126 Dueto.