HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE TAIÓ

Origem do Nome
Tayó, que mudou para Taió com a nova ortografia, tem sua origem em línguas indígenas de povos que habitaram a região a milhares de anos passados; Entre as versões correntes é que Taió na língua tupi significa” Pedra Grande “ou Morro Grande”, talvez em alusão ao Morro Funil, que foi confundido pelos primeiros exploradores, que acreditavam ser este o Morro do Tayó, cuja localização está em Mirim Doce. Outra hipótese para o nome vem de “taiá”, talvez pela grande concentração dessa na região, a mesma era apreciada pelos indígenas.

Dados sobre a Colonização
Emil Odebrecht, que atuou na abertura de estradas e demarcação de lotes no Vale do Itajaí, possibilitou o desenvolvimento de diversas cidades e a comunicação entre o vale e o planalto catarinense, juntamente com comitiva partiram de Blumenau em sua segunda expedição pela mata virgem do Alto Vale do Itajaí alcançando Taió por volta de 1864. Em 1867 em outra expedição, que se acredita ter realizada do Planalto em sentido ao Vale, de Lages alcança o Rio Taió, e seguindo por esse chegaram no encontro do Rio Itajaí do Oeste, neste local, no centro de Taió, existe uma praça em nosso município. Em 1892 famílias dos campos de Lages mudaram-se para essas terras, a família Rauen nesse ano obteve terras em Taió, por meio de requerimento ao juiz comissário de terras em Curitibanos, sendo essa entre outras famílias do planalto os primeiros colonizadores de Taió. No entanto, a colonização de Taió se intensifica pelo trabalho de empresas colonizadoras como Sindicato Blumenauense e a Companhia Salinger que permitiu a partir de 1917 ocupação das terras onde hoje está o perímetro urbano da cidade entre outras áreas, com a chegada de descentes alemães. O Italianos vem em seguida, a partir dos anos de 1920 onde se iniciam os trabalhos da Colonizadora Bertoli, a terceira empresa colonizadora, sendo a mais importante no processo, pois executou a colonização além de Taió, também de Rio do Campo, Salete e Mirim Doce, que na época eram pertencentes a Taió.

Fundação do município
Em 7 de setembro de 1929, Taió passou a Distrito de Blumenau, visto que Rio do Sul ainda não havia sido emancipado. Em 30 de dezembro de 1948 pela lei n. 247 foi elevado a categoria de município desmembrando-se de Rio do Sul, mas a instalação ocorreu em 12 de fevereiro de 1949, tendo como o primeiro prefeito, nomeado, o Sr. Bertoldo Jacobsen. Sendo assim, 12 de fevereiro de 1949 passando a ser considerado o Dia do Município.