Turismo pedagógico em alta em Taió

No dia de ontem, 22/03, alunos dos quintos anos da EEB Erna Heidrich visitaram o Sitio Vizentainer – das conchas, ao todo,  98 alunos vivenciaram a experiência turística pedagógica “Registros do Passado” oferecida na propriedade.

 

 

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Teresinha S. Andersen, Édina B. Pacheco, Eliana P. Zanluca, Marta Klein e Fernanda R. Assink e ao chegarem no sítio foram recebidos pela Proprietária Otília Vizentainer, sua nora Elza V. Kotelack e pela Professora de História e Geografia, Turismóloga e Guia de Turismo, Maria Aparecida Vizentainer, que faz toda a explicação dos registros do passado, englobando os fósseis e achados indígenas.

 

 

Após a explicação e observação do acervo, os alunos participam de uma oficina, onde fabricam um exemplar de fóssil em gesso que são levados como lembrança da experiência. A visita termina com um pique nique à sombra do pomar.

 

 

É gratificante poder transmitir conhecimento para esses alunos/crianças com vontade de conhecer sobre os fósseis do nosso município. Proporcionar um ambiente agradável a aprendizagem, o contato com a natureza, o local de onde se originam os fósseis, desperta no aluno uma aproximação que torna tudo mais significativo na aprendizagem. A aprendizagem cultural sendo desenvolvida como ferramenta pedagógica desperta um sentimento de pertença, o que resulta no respeito, valorização do patrimônio como um todo, fomentando também a atividade turística no município. Parabéns aos professores e ao município de Taió, através da secretaria de Educação, pelo trabalho cultural desenvolvido no município, comenta Maria.

 

 

Para visitar o Sítio Vizentainer é necessário agendar com antecedência pelo fone/whats: 47 99784-2239 com Maria.