Grupo de Apoio às Mulheres da Proteção Social Especial de Média Complexidade realiza confraternização de final do ano

O Grupo de Apoio às Mulheres da Proteção Social Especial de Média Complexidade realizou nos meses de novembro e dezembro atividades com as mulheres atendidas pela equipe, o encerramento deu-se no dia 15/12, com a última atividade realizada e um café especial para as participantes.

 

Foram cinco encontros, com cerca de 10 participantes ao todo, onde foram abordadas questões a respeito do autoconhecimento, reconhecimento de habilidades e forças, vínculos afetivos e familiares e sobre como contornar as dificuldades enfrentadas por elas. Para isso foram realizadas as vivências da Arvore da Vida, Metodologia das 24h, Recordações de momentos significativos através de objetos e por fim, foi escrita uma Carta com Dicas para uma vida melhor, onde as participantes registraram conselhos e dicas para as mulheres que irão participar dos próximos grupos.

 

Para as técnicas responsáveis, a psicóloga Kamilla Golin e a assistente social Cleusa Schmueller Jeremias, a vivência de coordenar o grupo foi extremamente gratificante, pois é nítido como o espaço do grupo estreitou os vínculos, sendo significativa para a experiência profissional de ambas e para mostrar que o trabalho na política de assistência social é amplo e chega a muitas pessoas com diferentes perfis.

 

É importante destacar que o grupo deu visibilidade para a rede de apoio oferecida pelas políticas públicas, pois foram abordadas questões referentes a como acessar cada dispositivo e qual a função de cada serviço oferecido. O grupo torna-se um espaço de garantia de direitos, um espaço de aprendizagem, reconhecimento e claro, descontração, afinal as metodologias utilizadas favorecem momentos divertidos, profundos, autoconhecimento e aprendizados.

 

Este é um projeto que será retomado no próximo ano, aberto a todas as mulheres atendidas pela rede de assistência social, em especial as atendidas pela Proteção Social Especial de Média Complexidade, respondendo também às demandas judicializadas recebidas pela equipe.