Taió realizará cadastro Multifinalitário

A Prefeitura de Taió inicia o projeto SIMGeo Taió – Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas, que prevê a realização de um cadastro Multifinalitário abrangendo toda a área urbana do Município, com o objetivo coletar dados que possibilitem à Administração conhecer a real situação do município, modernizar a gestão, otimizar o planejamento, e promover a tributação justa e correta de impostos e taxas, garantindo os recursos necessários que serão investidos na infraestrutura da nossa cidade e na sua qualidade de vida.

 

De acordo com o projeto, dentre outras atividades, será executado o levantamento de campo para vistoria e cadastro de imóveis, atividades econômicas, logradouros, serviços e equipamentos urbanos (coleta de lixo, limpeza pública, iluminação pública, áreas públicas, etc) e outras informações ligadas ao plano diretor de desenvolvimento municipal.

 

A partir das fotografias aéreas e do levantamento cadastral, será gerado o mapeamento digital de todo o município, contendo as curvas de nível que representam o relevo do município, rios, logradouros, praças, parques, edificações, limites de terrenos, e demais componentes físicos da cidade. Paralelamente ao mapeamento está sendo organizado o conjunto de informações cadastrais existentes na Prefeitura de Taió que servirá de base ao trabalho de recadastramento.

 

Entre as principais informações que serão coletadas estão: dados do proprietário, características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel, fotografias da fachada das edificações, fotografias das ruas, dentre outros.

 

As informações obtidas como resultado do cadastro Multifinalitário, serão disponibilizadas à administração municipal e gerenciadas por um Sistema de Informações Geográficas (SIG), parte integrante do projeto, onde, através da internet, o cidadão de maneira ágil e prática, terá acesso a mapas, fotografias aéreas, topografia, emissão de documentos como a Consulta de Viabilidade eletrônica, e muitas outras informações de interesse público.

 

Para a execução deste projeto foi contratada a empresa GEOMAIS, que elaborou o planejamento técnico em conjunto com a Prefeitura, e dará início ao levantamento cadastral das propriedades em campo, com medição, coleta de dados e imagens externas das edificações. Para tanto, é fundamental que o proprietário forneça as informações e apresente, quando solicitado, documentos relacionados à propriedade como: escrituras, contratos de compra e venda, plantas ou carnês de IPTU, além de Identidade e CPF, que são muito importantes para esclarecer eventuais dúvidas e manter atualizado o cadastro técnico municipal, não havendo necessidade de entregar documentos aos mesmos.

 

A Administração conta com a colaboração de todos os cidadãos proprietários ou responsáveis pelos imóveis em que residem ou trabalham, para que atendam bem os cadastradores da empresa GEOMAIS, que estarão uniformizados, portando crachá de identificação e devidamente credenciados, por escrito, pela Prefeitura.

 

Para mais informações ou esclarecimentos a Prefeitura coloca à disposição o telefone: (47) 3562-8363.