Vale Oeste se mobiliza para voltar com atendimentos de radioterapia em Lages

Na manhã desta segunda-feira (21), no clube Caça e Tiro XV de Novembro, Taió sediou a reunião de Prefeitos e Secretários de Saúde da região do Alto Vale com o Hospital e Maternidade Tereza Ramos e Presidente da Liga Catarinense de Combate ao Câncer.

A Secretária de Saúde de Taió, Rozi de Souza, abriu a reunião falando das necessidades e perspectivas referente ao serviço de radioterapia, que Taió, assim como outras cidades possuem, “Hoje, o paciente deve se locomover até a cidade de Blumenau, viajando pela BR 470, realiza a Radioterapia, e tem que voltar todos os dias para a cidade por um período aproximo de 30 dias. Conseguindo levar para Lages, conseguimos agilizar o trajeto, pois hoje o ponto mais crítico da BR é em direção a Blumenau, e ainda, conseguimos local acolhedor para o paciente poder descansar”.

O diretor de radiologia do Hospital e Maternidade Tereza Ramos e Presidente da Liga Catarinense de Combate ao Câncer, Dr. Arno Lotar Cordova Junior, explanou sobre o serviço de Radioterapia desenvolvido pela sua equipe na cidade de Lages e colocou a entidade a disposição caso os municípios do Alto Vale tenham a intenção de levar seus pacientes até a cidade para o serviço de radioterapia pelo SUS.  O Dr. Arno comentou ainda que, estão preparados para atender a demanda da região, sendo que o intuito é apenas para pacientes de radioterapia, e em nenhum momento quer interferir no que cada prefeitura já possui convenio, mas sim, dar mais uma alternativa aos municípios.

O prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, finalizou a reunião agradecendo aos prefeitos participantes, secretários de saúde e representantes, e informou que estará enviando aos municípios a proposta para serem analisadas, após essa fase, será enviado o texto assinado para o governo do Estado, onde ele entrará para análise de viabilidade se assim for da vontade dos municípios da nossa região.