Emissão da Carteira de Identidade é realizada na Prefeitura de Taió
Em Taió, os cidadãos podem solicitar a emissão da Carteira de Identidade no setor localizado no Espaço Cidadão, junto à Prefeitura, nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com o servidor Raul Rahn, responsável pelo setor de identidades. (As terças-feiras não há atendimento).
A Carteira de Identidade é o principal documento de identificação no Brasil, sendo válida em todo o território nacional. A primeira via do documento é gratuita e, a partir da segunda, o custo é de R$ 40,55.
O boleto para pagamento é emitido no momento em que o cidadão dá entrada ao processo. A isenção, no caso da segunda via, é apenas para idosos que tenham tido o documento furtado ou roubado e cidadãos em situação de pobreza. A solicitação para menores de 16 anos, obrigatoriamente, é feita com a presença de um responsável legal.
Em Santa Catarina, a Carteira de Identidade é emitida pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). Portanto, as regras são determinadas pelo Estado e, no município, o cidadão faz a solicitação e encaminhamento dos documentos para que o IGP faça a emissão e posterior envio do documento.
Documentos necessários:
– Uma foto 3×4 recente, impressa em papel fosco, colorida e com fundo branco. Na foto, o rosto deve estar centralizado e em destaque, e o cidadão não pode estar com adornos ou óculos;
– Certidão do estado civil (casamento, com ou sem averbações, nascimento), original ou cópia autenticada legível. A certidão deve ter no máximo cinco anos de emissão;
– Comprovante de residência;
– Identidade e CPF (para segunda via);
– Boletim de ocorrência no caso de perda ou roubo (para segunda via).
Importante:
– Para a inclusão do número de CPF na carteira de identidade, o cidadão deve apresentar o cartão do CPF ou comprovante impresso do site da Receita Federal do Brasil.
– Para a inclusão do número do PIS na carteira de identidade, o cidadão deve apresentar a Carteira de Trabalho ou cartão cidadão emitido pela Caixa Econômica Federal.
– Outros documentos não obrigatórios que podem ser anexados: Título de Eleitor, Cartão SUS, Certificado de Alistamento Militar, CTPS, Carteira Profissional e Tipo Sanguíneo.
Obs: Anexamos apenas mediante documentação que comprove tais números.