Taió realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (05)
Durante toda esta quinta-feira (05), a Secretaria de Assistência Social realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Durante a manhã foi realizada uma recepção para os trabalhadores da assistência social, usuários dos serviços, representantes de entidades e organizações da área e autoridades convidadas. Após o café, foi iniciada a Conferência, que durante todo do dia, debateu os eixos e escolheu as propostas e os delegados a serem levados para a etapa estadual, que será realizada no mês de outubro.
EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
“Foi um intenso trabalho que envolveu toda a gestão da secretaria, para que a IX Conferência pudesse acontecer. Ela é realizada a cada dois anos e, antecipa a etapa estadual que acontece em outubro e, a nacional em dezembro. Temos uma luta constante, que precisa do apoio dos órgãos governamentais. A raiz do trabalho da Assistência Social é garantir a proteção social aos cidadãos no enfrentamento de suas demandas, através de serviços, benefícios, programas e, também projetos. Fica o agradecimento a todos que se envolveram e participaram, com o intuito de colaborar com a evolução do nosso atendimento”, explica o Secretário de Assistência Social, Jeferson Kniess.