Epagri iniciará a distribuição de calcário em Taió
A Epagri de Taió dará início a distribuição de calcário pelo Programa Terra-Boa, no dia 8 de março.
Para que o agricultor tenha o direito a uma carga de 15 toneladas de calcário, o mesmo deverá possuir análise de solo com validade de no máximo um ano e, que indique necessidade de aplicação de calcário. Devendo esta análise de solo ter sido feita em laboratório registrado na Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo.
A autorização pode ser obtida no escritório da Epagri e, de acordo com a Norma Operacional do Estado, a liberação ocorrerá em ordem de procura e/ou solicitação dos agricultores e, deverá ter inscrição no Bloco de Produtor Rural.
Visando incentivar o uso de calcário e a adesão ao programa do Terra-Boa do Estado, o Prefeito Horst Alexandre Purnhagen sancionou a Lei Ordinária 4.233 em 19/02/2021 que subsidia, com R$ 450,00, o frete de calcário.
A Secretaria da Agricultura da Taió será a executora desta Lei. Para tal o agricultor precisa cumprir os requisitos da lei, que são:
*Ter análise de solo com validade de no máximo um ano;
*Ser inscrito e estar em dia no bloco de nota de produtor rural;
*Ter movimento econômico ativo no bloco de nota de produtor rural nós últimos 12 meses; *Apresentar a Nota Fiscal do Calcário transportado;
*Estar em dia com os tributos municipais.
O Secretario Ivan Claudino ressalta que além da Secretaria da Agricultura de Taió ser a executora desta Lei e incluída no orçamento da secretaria, ainda são mantidos equipamentos para a distribuição de calcário que são emprestados aos agricultores.