Matemática na Prática

A atividade desenvolvida pela professora Nádia, na Escola Adolpho Ewald, teve como objetivo fazer com que os alunos confirmassem por meio de medidas de vários objetos diferentes a relação do π com a circunferência.

A atividade serviu de contextualização para estudar os Números Irracionais, o número π (Pi) representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. É a mais antiga constante matemática que se conhece. É um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico.

Foi solicitado aos alunos que trouxessem fita métrica ou trena. No dia marcado foi solicitado aos alunos que andassem pela escola e encontrassem objetos diversos de forma circular e medissem o comprimento da circunferência e o seu diâmetro.

Após esse processo de realização de medidas, fomos para a sala e iniciamos alguns cálculos. Foi pedido que dividissem a medida do comprimento da circunferência pelo seu diâmetro. Conforme os alunos realizavam os cálculos havia a intervenção da professora para conferir as medidas, e alguns foi pedido para refazer as medidas pois o valor obtido estava muito longe do esperado! Depois, comparamos os resultados com todos os colegas e pode-se perceber que alguns se aproximavam. Assim iniciou-se a explicação com uma aula expositiva usando a lousa digital para uma melhor visualização e foi passado um vídeo sobre o π.

Então, os alunos puderam perceber que se dividirmos o comprimento C da circunferência pelo comprimento do seu diâmetro (2r) encontraremos um número irracional chamado π(pi) e que vale aproximadamente 3,14159265358979323… Esse valor é encontrado para qualquer tamanho de circunferência.

Um valor exato de pi é buscado desde a Grécia antiga, já que ele é um número irracional, que pode ser representado por infinitas casas decimais além de 3,14. Hoje, com a ajuda da computação, já se chegou à representação de até 5 trilhões de casas! E, quanto mais casas decimais, mais exato será o cálculo.

Algumas das utilidades do pi no nosso dia-a-dia:

  • No celular: Em uma publicação educativa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), o matemático norte-americano David H. Bailey explica que o pi tem um papel predominante na fórmula da Transformada de Fourier: “O seu celular faz uma Transformada de Fourier quando se comunica com a torre de telefonia móvel local”
  • No GPS: Na criação de mapas, a maioria dos métodos utiliza pi como parte do cálculo”, destaca o Conselho Nacional de Docentes da Matemática.
  • No relógio: Não é só a tecnologia atual que utiliza essa constante matemática. O pi também “está presente” nos relógios de pêndulo.  A fórmula matemática para o cálculo do tempo, que faz com que pêndulo oscile de um lado para o outro, se baseia no pi.

 

Essa vivência de prática dos alunos ao medir e calcular e depois poder concluir que essa relação existe de fato que não são somente teorias, torna a matemática mais leve e com mais significado, pois agora ao andarem de bicicleta enxergarão suas rodas com um novo significado.