Queda no repasse do FPM aos municípios no mês de janeiro
Os municípios catarinenses sentiram no mês de janeiro uma queda considerável em relação ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em janeiro de 2020, o recurso do FPM que entrou nos cofres dos municípios foi de 9% menor ao se comparar com o mesmo período do ano anterior.
Diante disso, a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) realizou no mês de janeiro estudo especifico para diagnosticar o real motivo da queda. Essa queda não foi reflexo das atividades econômicas (que em janeiro apresentou ligeira recuperação), mas de recursos extras que foram contabilizados em janeiro de 2019, referente ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT). Essa diferença, de recebimento menor em 2020, foi sentida diretamente nos municípios.
Em suma, para o ano de 2020 espera-se que a inflação se mantenha estável e o crescimento estimado do Produto Interno Bruto seja maior que o de 2019, com previsão de 2,30%, com base no relatório de Mercado Focus de 24/1/2020. As expectativas do ano são positivas, porém tímidas. Segundo o núcleo de economia da Federação, é aguardada a retomada do emprego de forma mais acelerada e consistente em todas as regiões do Brasil, mas é necessário cautela dos agentes públicos nas tomadas de decisões.
fonte: https://www.fecam.org.br/
confira o estudo em anexo.
Arquivos