Pesquisas arqueológicas serão retomadas em Taió
As pesquisas arqueológicas serão retomadas no município de Taió. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visitou o Museu Paleontológico, Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen (Mupah) e confirmou o interesse na ampliação de escavações, pesquisas e estudos em sítios arqueológicos da região.
A equipe liderada pelo professor do Departamento de História da UFSC, Lucas Bueno, que já tem trabalhado em municípios do Alto Vale do Itajaí, como Rio do Oeste e Ibirama, irá focar os trabalhos em Taió devido ao acervo e aos estudos que já foram realizados em no município entre os anos 2000 e 2009 pelo Instituto Anchietano de Pesquisas (IAP), do Rio Grande do Sul.
“A gente sabe que têm vários sítios arqueológicos e coleções no museu que são bastante relevantes para discussões em âmbito estadual e federal. Têm sítios arqueológicos que estão entre os mais antigos do estado de Santa Catarina, então eles são bastante importantes e relevantes para uma discussão da ocupação indígena antiga de toda a região Sul do Brasil”, declarou Bueno.
O potencial revelado na região, a possibilidade de novas pesquisas e a parceria firmada com o Mupah, foram preponderantes para a retomada dos estudos. Na primeira quinzena de julho os pesquisadores devem retornar a Taió com a equipe reforçada por pesquisadores das universidades federais de Minas Gerais, Paraná e Pelotas (RS). “A gente deve retornar com a equipa mais ampla para selecionar e escavar alguns sítios arqueológicos da região”, concluiu Bueno.
Jornalista: Albanir Júnior
__________________
MTE 0004222SC