Mutirões de cirurgia de catarata atendem pacientes de Taió
A Secretaria Municipal de Saúde de Taió atendeu 75 pacientes que foram encaminhados para cirurgias de catarata nos últimos meses, um total de 150 cirurgias. Os procedimentos foram agilizados com a participação do município em quatro mutirões, dois deles realizados em Pouso Redondo e outros dois em Rio dos Cedros.
As cirurgias são contabilizadas por cada olho operado. A secretária municipal de Saúde Rozi de Souza explica que alguns municípios fazem polo da especialidade no Estado, são hospitais que já possuem estrutura e negociam com o Estado a liberação para fazer o mutirão. “Uma vez que esses hospitais conseguem a liberação, o Município é comunicado para cadastrar os pacientes que solicitaram e encaminhá-los para a cirurgia”, disse.
A triagem dos pacientes é feita pelo Sistema de Centrais de Regulação (Sisreg). Ao ser comunicado da lista de pacientes o Município providencia o transporte para deslocá-los para os mutirões.
As cirurgias de cataratas normalmente acontecem nos mesmos hospitais, porque algumas unidades hospitalares possuem estrutura previamente aprovada e uma equipe grande para atender a demanda, como é o caso em Pouso Redondo e Rio dos Cedros. Segundo Rozi, nada impede que em próximas edições pacientes de Taió façam a cirurgia de catarata em outros polos. “Esses mutirões podem acontecer em outras regiões do Estado, desde que os hospitais consigam equipe e espaço adequados”, concluiu.
Jornalista: Albanir Júnior
__________________
MTE 0004222SC