Exército visita Taió para debater simulação de desastres

O Exército Brasileiro fará uma simulação de desastres naturais em três municípios de Santa Catarina no mês de agosto, Taió está contemplada nesta lista. Representantes da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada vieram até o município para conhecer um pouco da realidade local e ajustar ações para realizar a simulação.

 

A simulação que será feita em Taió terá duração de seis dias e envolverá diversas situações simultâneas que envolvem desastres naturais como enchente, deslizamentos, distribuição de alimentos, entre outras medidas.

 

O oficial de operação da 14ª Brigada, Major Agnelo explicou que o treinamento que será realizado em agosto serve de preparação para atuação da tropa em todo o Brasil. Apiúna e Indaial são os outros dois municípios que também receberão a simulação.

 

Uma nova reunião será realizada no dia 13 de maio na sede da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis, em que a Defesa Civil Municipal de Taió irá apresentar uma lista de situações que mais se adequam com a realidade local em cenários de desastres naturais para que o Exército planeje o efetivo para as simulações. “Nós vamos listar situações de alagamento, enchente, deslizamento, evacuação de escolas para que o Exército faça as simulações, são ações simultâneas, para que as tropas possam se dividir e se aproximar ao máximo da simulação de um cenário real”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal de Taió Jonata Petrowski Retke.

 

Jornalista: Albanir Júnior

__________________

MTE 0004222SC