Taió participa de Marcha em Brasília
O prefeito de Taió, Almir Guski participou nesta semana da XXII Marcha dos Prefeitos organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, a pauta acompanhada por milhares de prefeitos do país defende pacto federativo com percentual maior da receita para os municípios.
O encontro envolveu uma programação extensa de debates e propostas municipalistas. Os prefeitos também acompanharam palestras com os ministros, Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Tereza Cristina (Agricultura), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro.
Defensor da causa municipalista, o prefeito de Taió se mostrou otimista com a participação e espera que as propostas em prol dos municípios se concretizem o quanto antes. “Discutimos pautas extremamente importantes que o Congresso precisa votar para que os municípios possam receber uma fatia maior dos impostos que a população já paga. A cadeia produtiva do Brasil passa pelas prefeituras e Brasília concentra as decisões do país, por isso é preciso vir à Capital Federal e reivindicar que se olhe mais para os municípios é lá que as coisas acontecem”, declarou Guski.
Entre as conquistas estão elencadas: a reinstalação da comissão especial que vai analisar a PEC 391/2017, do 1% do FPM de setembro, na Câmara dos Deputados; o Lançamento do Plano Nacional de Segurança Hídrica; a Liberação dos encargos de Municípios beneficiados com máquinas e equipamentos no Programa de Aceleração do Crescimento; o anúncio de criação, via poder Legislativo, de sistema para desburocratizar e simplificar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Suasa); a Avaliação da realização do selo de inspeção municipal por terceirizados treinados pelo Ministério da Agricultura a fim de agilizar o processo; o lançamento de aplicativos de gestão, fiscalização e acompanhamento; e a aprovação pela Câmara dos Deputados do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para Consórcios.
Jornalista: Albanir Júnior
__________________
MTE 0004222SC