Exame não detectou Febre Amarela em macaco

A Vigilância Epidemiológica de Taió recebeu o resultado dos exames feitos com a coleta de sangue do macaco da espécie Bugio, que foi encontrado debilitado no fim do mês passado na localidade de Ribeirão do Ouro e que morreu em seguida.

De acordo com o exame feito pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen), em Florianópolis, não foi detectada a doença Febre Amarela no animal.

Descartada a hipótese de Febre Amarela no município de Taió é importante ressaltar que em Santa Catarina um homem foi vítima da doença em Joinville no Norte catarinense, além da morte desse homem o Estado também confirmou a morte de um macaco da espécie Bugio por Febre Amarela em Garuva, também na região Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Taió continua com a campanha de imunização nas salas de vacina dos ESFs, com visitas nas escolas e programação especial com atendimento médico para pessoas com mais de 60 anos. A dose é única, uma vez aplicada não há necessidade de reforço. A vacina começa a proteger após 10 dias da aplicação.

Jornalista: Albanir Júnior

MTE 0004222SC