Colegiados da Amavi se reúnem em Taió

Taió recebeu nesta semana representantes dos colegiados de Turismo e Cultura da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). A pauta das assembleias tratou de temas como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019, assuntos gerais dos colegiados, visitas técnicas e o lançamento do Festival Gastronômico.

As assembleias coordenadas pela Amavi tiveram a participação de 12 municípios da região, além de Taió que sediou o evento compareceram representantes de Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Dona Emma, José Boiteux, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Salete e Trombudo Central.

O primeiro tema tratado foi a importância dos municípios estarem no Mapa de Turismo Brasileiro, e a forma de ingresso no sistema através de documentos necessários. O Festival Gastronômico também entrou na pauta, neste ano o evento contará com a participação de 45 estabelecimentos de 21 municípios da região.

A assembleia do Colegiado de Cultura debateu um evento regional, um grupo de trabalho também já atua na criação e organização do regimento e da programação do Prêmio Prefeito Amigo da Cultura. Outro assunto debatido foi o IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que já está com as inscrições e programação disponível no site da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Este Taió deve participar no prêmio de boas práticas de cultura com o case do Museu Paleontológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen (Mupah).

Durante o dia os participantes ainda participaram de um roteiro que contemplou visita ao museu, visita técnica e degustação de sorvetes na empresa Kimyto, almoço a base de peixe, caminhada pelo Portal de Pedras da Pechincha e café colonial.

O próximo encontro do Colegiado de Turismo será realizado em Trombudo Central, com data prevista para o dia 05 de junho.

Jornalista: Albanir Júnior

MTE 0004222SC