Secretaria de Saúde leva imunização às escolas em Taió

A Secretaria Municipal de Saúde através do departamento de Vigilância Epidemiológica de Taió tem reforçado a campanha de vacinação contra a Febre Amarela nas escolas. A equipe de vacina tem visitado as unidades de ensino e imunizado os alunos conforme um cronograma estipulado através de um acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

 

A secretária de Saúde de Taió, Rozi de Souza explica que esse acordo só tem validade com a anuência dos pais, por isso foi encaminhado um comunicado com antecedência e o termo de autorização para a assinatura dos pais e/ou responsáveis. “Só serão vacinados as crianças e os adolescentes que tenham a autorização assinada e que tenham em mãos a carteira de vacina”, afirmou.

 

A primeira unidade a ter os estudantes vacinados foi o Colégio Cenecista. Nesta sexta-feira (29) iniciou a vacinação na Escola Municipal Erna Heidrich, onde a equipe encerra a prestação de serviço nesta quinta-feira (4).

 

Na segunda-feira (8) o cronograma de vacinação nas escolas será retomado, nesse dia a equipe atenderá aos alunos da Escola Municipal Adolpho Ewald, no Ribeirão Pinheiro, de manhã e à tarde. Na terça-feira (9) será a vez dos alunos da Escola Hercílio Anderle, no Distrito de Passo Manso, também nos períodos matutino e vespertino.

Nos dias 10, 11 e 12 de abril a equipe de vacinação atenderá aos estudantes da Escola de Educação Básica Luiz Bertoli, nos períodos da manhã e da tarde, com exceção da quinta-feira (11), onde serão aplicadas vacinas somente à tarde.

 

A Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen receberá a equipe de vacinação nos dias 22, 23, 24 e 25 de abril, as vacinas serão aplicadas nos períodos matutino e vespertino, a exceção ocorrerá nos dias 23 e 25, quando as doses serão aplicadas somente à tarde.

 


Dia D

 

Os pais também poderão antecipar a imunização dos filhos, neste sábado (6) será realizado o Dia D (o terceiro desde que a campanha começou), o atendimento será realizado tanto no ESF da Vila Mariana, quanto na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o horário de atendimento será das 8h as 17h, sem fechar para o almoço.

 

A responsável pela Vigilância Epidemiológica em Taió, Virgínia Blank do Prado comenta a intensidade das ações de vacinação para proteger os taioenses da Febre Amarela. “Nós não estamos medindo esforços para imunizar a nossa população, independente de suspeita ou não, esse será o terceiro Dia D que organizamos desde que a campanha de vacinação começou, contamos com a presença de quem ainda não está imune”, informou.

 

Devem se imunizar pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. A vacina é única, ou seja, basta uma dose para garantir a imunização para toda a vida. A proteção da vacina inicia após 10 dias da aplicação, durante esse período quem mora em área considerada de risco, ou área com suspeita de Febre Amarela, deve reforçar o uso de repelentes.

 

Jornalista: Albanir Júnior

__________________

MTE 0004222SC