Passeata marca Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi marcado por uma caminhada inédita na manhã desta terça-feira (2), em Taió. A passeata promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), contou com a participação de dezenas de pessoas.

 

Profissionais da educação, da saúde, estudantes e pessoas que se solidarizam com a causa caminharam pela Rua Coronel Feddersen, com faixa e balões azuis para lembrar à comunidade da importância de conscientização pela inclusão dos autistas.

 

A fonoaudióloga do Município, Cinthia Eble Keske que liderou a passeata, informava através do sistema de som, algumas das características dos portadores do Transtorno do Espectros Autistas (TEA), como o isolamento, dificuldade em manter contato visual, ausência de resposta clara ao ser chamado pelo nome, interesse mais por objetos do que por pessoas, dificuldade no desenvolvimento da linguagem verbal ou não verbal, incômodo com determinados sons e ruídos e comportamentos repetitivos.

 

Ao passar pelo comércio Cinthia também lembrou da lei aprovada em Taió, que garante aos autistas e seus acompanhantes o atendimento prioritário. A lei que inclui as pessoas diagnosticadas com o TEA na lista de prioridade entrou em vigor no ano passado e vale para o comércio em geral, bancos e serviço público.

 

“A caminhada foi justamente para levar informação as pessoas, ao término algumas pessoas vieram comentar, uma em especial me contou que achou impactante, ela já tinha ouvido falar do autismo mas não imaginava que eram essas as características. EU Espero que a cada ano possamos fazer a caminhada e aumentar o número de participantes e envolver mais atividades na programação da caminhada”, declarou Cinthia.

 

Jornalista: Albanir Júnior

__________________

MTE 0004222SC