Taió terá caminhada no Dia Mundial do Autismo

Na próxima terça-feira dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde de Taió, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) promoverá uma caminhada no centro da cidade.

A passeata iniciará às 9h, com saída da rua Coronel Feddersen em frente a agência do Banco do Brasil e seguirá até a escola Luiz Bertoli. O evento será realizado em parceria com a Apae e a Secretaria Municipal de Educação.

A fonoaudióloga do Município, Cinthia Eble Keske é a responsável pela organização, ela destaca a importância da caminhada para despertar nas pessoas a busca por informações a respeito da síndrome. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o autismo, sobre o número crescente de crianças diagnosticadas com este transtorno, que estas crianças fazem parte da nossa sociedade, que elas têm seus direitos adquiridos nas áreas da educação, saúde, atendimento prioritário entre outros”, declarou.

A caminhada é aberta a comunidade em geral, participarão estudantes, pais, profissionais da saúde e pessoas que se solidarizam com a causa. Os participantes deverão ir preferencialmente de camiseta azul, caso o interessado em participar não possua nenhuma a recomendação é uma peça branca. O azul é a cor que simboliza o autismo, por ser um transtorno de diagnóstico mais comum em meninos.

Lei de inclusão de autistas

A Administração de Taió sancionou no ano passado a lei 4.036 de 26 de maio 2018, que foi criada pela Câmara de Vereadores e inclui o atendimento prioritário para autistas e acompanhantes quando estes procurarem o comércio em geral, serviço público e bancos.

Jornalista: Albanir Júnior

MTE 0004222SC