Em seu primeiro ano, Programa de Iniciação Profissional forma 130 alunos em Taió

O ginásio de esportes da EEF Prefeita Erna Heidrich recebeu no início da noite desta terça-feira (04/12) a formatura da primeira turma do Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia, Inovação com Ênfase em Robótica, desenvolvido pelo Sesi e Senai com apoio da Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Nesta primeira edição, 130 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do programa e receberam o certificado de conclusão no dia de ontem. O Secretário de Educação, Cultura e Esportes, João Tadeu Côrrea fez uso da palavra e aproveitou a oportunidade para destacar o quanto este projeto se tornou referência regional. Segundo João, durante o ano de 2018, dez municípios já vieram até Taió conhecer o modelo adotado pelo município para trabalhar estes princípios de iniciação profissional com alunos da Rede de Ensino de sua cidade. “O programa foi um sucesso neste seu primeiro ano e já temos 190 alunos pré-inscritos para o ano que vem. Novidades estão sendo preparadas”, comenta.

O Coordenador de Educação Profissional do Senai, Fernando Antonio Deitos, falou o quanto este investimento na vida de adolescentes causa um impacto positivo no futuro, pois proporciona a cada um deles o descobrimento da profissão que melhor se encaixa. Fernando ainda comentou sobre a importância dos alunos aproveitarem esta oportunidade oferecida pela Administração Municipal “Colecionem chaves, pois estas chaves lhes abrirão as portas das oportunidades”, concluiu.

Tiago Maestri, Presidente da Câmara de Vereadores de Taió, comentou sobre o papel fundamental do Poder Legislativo para a realização deste programa em nosso município, pois foi um projeto aprovado pelos vereadores. “Parabenizamos o belo trabalho da Secretaria de Educação junto ao Sesi e Senai e também a toda a nossa Câmara, que têm feito um belo trabalho sempre pensando no cidadão taioense”, frisa.

Por fim, o Prefeito Almir Guski também fez seus agradecimentos, parabenizando a todos os alunos a seus respectivos pais pelo apoio e incentivo durante todo este ano. Em sua fala, Almir comentou ainda que Taió se tornou uma referência regional quando o assunto é educação, sendo a primeira cidade do Alto Vale e a segunda no estado a implantar na Rede de Ensino um programa que trabalhe com iniciação profissional. “Temos certeza de que muitos de vocês trabalharão com profissões que ainda nem existem. O mercado de trabalho é competitivo e a Prefeitura de Taió fará o que estiver ao nosso alcance para lhes oferecer oportunidades de aperfeiçoamento na área de tecnologia, pois o futuro já está aí e quem entende deste assunto já está um passo a frente dos demais. Queremos proporcionar a todos os nossos alunos as mesmas oportunidades que grandes centros oferecem, porém precisamos que vocês busquem uma contínua melhora para que realmente possamos ser bons no que fazemos”, disse.

A Diretora do Senai Alto Vale, Graziela da Silva Branco, está deixando nossa região rumo a Criciúma, mas também falou sobre a importância desta parceria com Taió “Estamos deixando a região com o coração apertado, pois são 20 anos aqui no Senai Alto Vale com muitas parcerias importantes como esta. Pra nós foi um grande prazer trabalhar com o Prefeito Almir, um grande entusiasta, e com o Secretário João Tadeu, que acreditaram e apostaram neste programa que com certeza faz toda a diferença para os nossos adolescentes, instigando desde cedo que cada um deles analisem os caminhos profissionais que querem seguir no futuro, se preparando e estudando para aproveitar cada oportunidade. O nosso sentimento é de gratidão pela confiança que nos foi depositada pela Administração Municipal. Temos certeza que o programa continuará sendo um sucesso”, concluiu.

Após as autoridades presentes fazerem uso da palavra, foi realizada a entregue dos certificados de conclusão aos 130 alunos do 7° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino das escolas EEF Adolpho Ewald e EEF Prefeita Erna Heidrich, que concluíram o programa.

Programa de Iniciação Profissional foi destaque nacional

Foi realizada na cidade de Brusque no último dia 16 de agosto, um importante encontro para gestores públicos catarinenses, o Fórum de Cidades Digitais, direcionado para tratar de desenvolvimento e modernização das administrações municipais através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Durante o encontro, prefeitos da região foram homenageados por iniciativas digitais em andamento nos municípios. Entre estes homenageados esteve o prefeito de Taió, Almir Guski, que recebeu o certificado de Projeto Inovador 2018 devido ao Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia.

Programa será realizado em novo local em 2019

Em reunião realizada no mês de outubro no gabinete do Prefeito Almir junto à representantes do Senai, Sesi e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes foi decidido que a nova sede do programa para 2019 será nas instalações da Unidavi – Polo Taió, um ambiente que oferecerá ainda mais qualidade nos estudos.

Sobre o programa

O Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia é uma ação conjunta entre Prefeitura de Taió, Sesi e Senai. Nele, atualmente alunos do 7° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino das escolas EEF Adolpho Ewald e EEF Prefeita Erna Heidrich participam de vários cursos preparatórios, tais como eletricidade e instalações elétricas, mecânica básica, programação em informática, montagem e manutenção de computadores, jogos digitais, segurança doméstica, tecnologia e robótica e empreendedorismo, comunicação, etiqueta profissional, desenvolvimento em software e manutenção de computadores e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, divididos conforme as classes num total de 150 horas.