Saúde: Sala para Tomografia e Densitometria Óssea será construída no próximo ano
O Hospital e Maternidade Dona Lisette (HMDL), através do Governo do Estado, recebeu em agosto do ano passado um aparelho de Densitometria Óssea e um Tomógrafo Computadorizado, conquistados após solicitação feita pela Administração Municipal e o hospital junto ao então Secretário de Estado da Saúde e atual Deputado Estadual, Vicente Caropreso. Juntos os aparelhos somam um investimento superior a dois milhões de reais.
Segundo o prefeito Almir Guski, os equipamentos ainda não foram colocados à disposição do hospital devido a atrasos em alguns projetos “Essas aquisições foram muito importantes para oferecer ainda mais serviços de qualidade em nosso hospital. Devido aos atrasos nos projetos da construção da sala não foi possível colocar os aparelhos de Tomografia Computadorizada e de Densitometria Óssea à disposição da população, pois as obras precisam obedecer os requisitos estabelecidos pela Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina e não foi possível fazer isso em tempo viável. Nosso objetivo é que no ano que vem as obras sejam iniciadas e concluídas para que estes serviços possam ser ofertados pelo hospital”, comenta.
Conheça as funções dos aparelhos:
Densitometria Óssea: A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e utiliza um aparelho conhecido por utilizar a técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação – até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. A densitometria óssea é um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.
Tomógrafo Computadorizado: O exame de tomografia computadorizada é um exame de imagens que é realizado por meio de raios X. Esses raios tem como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano. Essa máquina tem como principal característica a realização de radiografias de caráter transversais. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar uma cadeia de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca estudar/analisar no corpo humano.