Administração Municipal participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local de Taió

Foi realizada na última terça-feira (02/10), a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local de Taió (CODE).  O Conselho recebeu diversos convidados nessa noite, além dos conselheiros, estiveram presentes, o prefeito Almir Guski, o Secretário de Educação Cultura e Esporte João Tadeu Correa, os consultores da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), os Agentes de Articulação do programa DEL de Braço do Norte, Tubarão, Tijucas, Campos Novos, Rio Negrinho, Agrolândia, Massaranduba, Schroeder, Gaspar, Leme e Taió.

A abertura oficial foi realizada pelo presidente do CODE, Edson Dalmora, e pelo prefeito de Taió, Almir Guski, seguido pela apresentação do Coral das Fridas. Na sequência foram apresentados três cases de trabalhos em andamento, sendo dois do DEL de Schroeder. O primeiro versava sobre o DEL nas Escolas, projeto já implantado que vem trazendo ótimos resultados, conta atualmente com trinta voluntários envolvidos. No intuito de acelerar a realização do projeto, ele é aplicado pelos próprios voluntários nas escolas do município. O segundo projeto acaba de ser aprovado pelo Conselho e está em fase inicial de implantação, neste caso o foco é o empreendedorismo, a ideia é desenvolver nos jovens o espírito empreendedor. Ao final, as apresentadoras dos cases, Ana Carolina Warmeling Agente Articuladora do DEL Schroeder e Secretária Executiva da ACIAS e Geovana Aparecida, Consultora Regional da FACISC, responderam as dúvidas fechando a apresentação com chave de ouro.

O terceiro case foi apresentado pelo Secretário de Educação Cultura e Esporte de Taió, João Tadeu Correa, que falou sobre o plano de ação da secretaria em relação à educação no município tendo como enfoque o ensino profissionalizante em Tecnologia e Inovação. João comentou que o programa é realizado em parceria com o SENAI e SESI e tem uma adesão muito grande por parte dos alunos. O secretário ressalta ainda que “é preciso inovar para que o aluno mantenha interesse nos estudos”. Da mesma forma que Ana Carolina e Geovana, João também esclareceu dúvidas encerrando sua apresentação.

Os presentes compartilharam seus depoimentos, sendo a noite encerrada pelo presidente Edson com agradecimentos em nome de todo o Conselho.