Setembro Amarelo: Equipe NASF realiza ações de prevenção ao suicídio
O mês de setembro é um mês de conscientização, onde a campanha “Setembro Amarelo” alerta quanto a importância de se trabalhar a prevenção ao suicídio. Trabalhando com este tema, a equipe NASF esteve na tarde desta quarta-feira (12/09) no ESF Centro onde entregou folders com informações a respeito da prevenção ao suicídio.
Esta é apenas uma das ações do NASF voltadas a este tema. O grupo está trabalhando um calendário com várias ações que serão desenvolvidas ao longo do mês e que focarão a prevenção ao suicídio, uma vez que os índices são altos em nosso município.
Atualmente, a média nacional de suicídio é 5,5 casos a cada 100 mil habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano.
Quando dividido por faixa etária, os índices em idosos preocupam: foram 8,9 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos anos. Os seis estados com maiores taxas de suicídio no país são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Roraima, Piauí e Amazonas.
Caso você sofra de ansiedade, depressão ou qualquer causa que possa causar risco de suicídio, entre em contato com a equipe NASF de Taió ou com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188. A ligação é gratuita para todo o país.
Celebre a vida!