Secretaria de Assistência Social de Taió estuda implantação do CREAS no município

O Secretário de Assistência Social do Município de Taió, Jaci de Liz, juntamente com sua equipe esteve reunido na última terça-feira (31/07) com representantes da Proteção Social de Média Complexidade da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, com a finalidade de viabilizar informações referentes à implantação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que será mantido com recursos próprios da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Em Taió, cerca de 80 famílias passam por essa situação.

 

O público alvo do CREAS abrange crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e familiares que tenham sofrido violação de direitos ou violência de natureza grave; familiares e adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

 

O CREAS tem como principais objetivos:

– Apoiar a família e contribuir para o fortalecimento de sua função de proteção e vínculos familiares e comunitários;

– Corroborar para a interrupção / superação da situação de violência ou violação de direitos;

– Proporcionar o acesso das famílias e indivíduos aos direitos socioassistenciais e à rede de proteção social;

 

Dentre as principais atividades da equipe, estão: acolhida e escuta personificada e respeitosa, desenvolvimento de oficinas temáticas, estudos de casos com a rede, formação de Grupos socioeducativos, atendimento psicossocial individual e familiar, visitas domiciliares, articulação com rede de serviços e proteção social, articulação com o Sistema de Garantia de Direitos, desenvolvimento de campanhas socioeducativas com a sociedade civil e órgãos públicos e privados e realização de Palestras e oficinas com usuários e trabalhadores da rede de atendimento.

 

O acesso aos Serviços do CREAS pode ser feito por meio de procura espontânea ou denúncia das famílias, indivíduos ou comunidade em geral, ou ainda através de encaminhamento dos órgãos que compõe a rede: CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Santa Casa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, etc.