Escola Erna Heidrich trabalha projetos ligados à inclusão social
Diante de uma perceptiva inclusiva, a Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich, manifesta seu apoio à inclusão de todos os alunos, com ou sem deficiência. Pois uma demonstração disso é o Projeto: “Libras Mãos que se multiplicam”, que foi criado após as professoras sentirem a necessidade de se comunicarem. Foi pensando na inclusão de aluna com deficiência auditiva que a professora auxiliar Tania Liebsch Martins e a professora regente Samira Anderle Bear criaram no mês de fevereiro esse projeto, o qual acontece uma vez por semana. Toda a primeira aula de segunda-feira é destinada às libras, com todos os alunos da sala, comtemplando os conteúdos que foram propostos para a turma durante o ano letivo, tais como: comunicação básica, como perguntas do cotidiano, letras e números, dias da semana e alfabeto, todas essas atividades adaptadas em libras. E a escola foi adaptada com placas de indicação em Libras.
Em continuação da necessidade de estarem incluindo os alunos com necessidades especiais na escola regular, os professores auxiliares Tania Liebsch Martins e Edelcio Alves Cardoso buscam sempre se aperfeiçoar, um exemplo disso é a participação em cursos de qualificação profissional e demais pessoas que atuam nos anos inicias do ensino fundamental, tendo como objetivo central a difusão e interpretação das questões relacionadas a libras: Língua Brasileira de Sinais e respeito ético racial. Esses encontros aconteceram quinzenalmente no período diurno, em parceria com IFC, Prefeitura e AMAVI.
Essa parceria continua dando bons frutos. Os encontros acontecem semanalmente no período noturno, com a temática: Curso de Qualificação Profissional – Formação Inicial Língua Brasileira de Sinais – Nível Básico, onde tivemos outros professores que aderiram a ideia de aprender Libras, tais como: Dirlene Machado, Edelcio Alves Cardoso, Edelaine Patrícia Regis da Silva , Gerda Hildegarte Mathias e Tania Liebsch Martins. E assim demostrando que a escola e seus profissionais não medem esforços para que a inclusão aconteça de fato, pois juntos somos melhores.