Reunião discute alterações no convênio entre Prefeitura e Hospital de Taió

O Prefeito de Taió, Almir Guski e o vice-prefeito Horst Alexandre Purnhagen receberam na manhã desta terça-feira (17/07) no gabinete municipal, representantes do Hospital e Maternidade Dona Lisette, Instituto Vidas, Secretaria de Saúde, Vereadores e Secretários Municipais para discutir as alterações no convênio com o hospital da cidade. A renovação do mesmo foi confirmada após votação realizada na Audiência Pública da última semana quando, por unanimidade, foi decidida a renovação do presente convênio, que teria seu término no próximo dia 30.

 

Em uma de suas falas, o Prefeito Almir frisou a importância da transparência em todo este processo, já que todas as entidades e gestores envolvidos precisam falar a mesma língua, fazendo com que a construção coletiva de todas as cláusulas do convênio possam beneficiar a comunidade taioense, oferecendo uma saúde de qualidade e profissionalismo.

 

A Prefeitura continuará repassando ao Hospital e Maternidade Dona Lisette o valor mensal de R$ 321.600,00 (trezentos e vinte e um mil e seiscentos reais) para a prestação e gestão integral dos serviços médicos de pronto socorro em urgência e emergência especificadas na Cláusula Primeira do termo de convênio. Entre as alterações sugeridas pela Secretaria de Saúde estão a quantidade de consultas e exames, também especificadas na Cláusula Primeira.

 

Os vereadores questionaram algumas questões relacionadas à Emendas Parlamentares e ao modo como os recursos são investidos na entidade. Todas as dúvidas foram esclarecidas pela equipe do Instituto Vidas e pelo Poder Executivo Municipal. Existem quatro tipos de emendas feitas ao orçamento: individual, de bancada, de comissão e da relatoria. As emendas individuais são de autoria de cada senador ou deputado. As de bancada são emendas coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais. Emendas apresentadas pelas comissões técnicas da Câmara e do Senado são também coletivas, bem como as propostas pelas Mesas Diretoras das duas Casas. As emendas do relator são feitas pelo deputado ou senador que, naquele determinado ano, foi escolhido para produzir o parecer final sobre o Orçamento – o chamado relatório geral. Há ainda as emendas dos relatores setoriais, destacados para dar parecer sobre assuntos específicos divididos em dez áreas temáticas do orçamento¹. Todas as emendas são submetidas à votação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

 

O convênio com todas as alterações será assinado ainda este mês e passará pela Câmara de Vereadores. Assim que oficializado, será divulgado para que toda a população taioense tenha acesso e conhecimento a todos os dados.

 

 

A AUDIÊNCIA PÚBLICA

 

Durante a Prestação de Contas realizada na Audiência Pública de terça-feira (10/07), Richard Choseki (Presidente do Instituto Vidas) e Rogério de Abreu (Diretor do HMDL) apresentaram os expressivos números do hospital desde que o Instituto Vidas assumiu sua gestão administrativa, em agosto de 2017, ou seja, há 11 meses atrás. Atualmente o Hospital e Maternidade Dona Lisette conta com 37 leitos destinados a internação de pacientes nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. Possui uma equipe de profissionais habilitados e capacitados, sendo ao todo 56 colaboradores e 18 médicos atuantes nas mais diversas especialidades. Atualmente, o hospital realiza cerca de 1800 atendimentos por mês somente no Pronto Atendimento (PA), e cerca de 103 internações. Além disso, são feitas em torno de 40 cirurgias e 30 partos mensais, que resultaram no nascimento de 220 crianças taioenses nos últimos 11 meses.

 

Hoje, o HMDL atende através de convênios do SUS, UNIMED SC, Saúde e Particular em várias especialidades como Cirurgia Geral, Cirurgia Oftálmica, Anestesiologia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Proctologia, Urologia, Endocrinologia e Vascular. Possui serviços de apoio de diagnóstico e imagem contando com Radiologia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Colonoscopia e Videolaringoscopia. Em sua instituição, oferece os serviços de Ambulatório, Pronto Atendimento, Internação, Centro Cirúrgico, Farmácia, Nutrição e Dietética, Lavanderia, Higienização e Manutenção.

 

Richard frisou ainda que o hospital está em um processo contínuo de evolução e busca pela qualidade e segurança do paciente. Treinamentos e aquisições de novos equipamentos também vêm sendo realizados. Desde agosto do ano passado, entre as conquistas do HMDL estão a nova pediatria, novo centro obstétrico, nova sala de parto, nova farmácia, nova cozinha, novo refeitório, novo ultrassom, novo ventilador pulmonar, novo raio-x, além do projeto de implantação da sala de tomografia e a criação do Lar Dona Lisette. O Diretor do Hospital, Rogério de Abreu, frisou que a eficácia do sistema de gestão prima pela qualidade dos serviços prestados e aumentam o compromisso do HMDL com a melhoria contínua.

 

Finalizada a Prestação de Contas, a comunidade taioense teve oportunidade de sanar suas dúvidas referentes ao convênio vigente com o hospital. As dúvidas foram esclarecidas pelos membros da Mesa. O Prefeito Almir Guski, juntamente com toda a Administração do Município de Taió colocou à disposição da população todos os documentos com dados referentes à prestação de contas, frisando o compromisso e a transparência do Executivo Municipal junto ao cidadão taioense.

 

Após a sessão de perguntas, foi realizada a votação para a renovação ou fim do convênio entre a Prefeitura de Taió e o Hospital e Maternidade Dona Lisette. A comunidade taioense pôde votar e, por unanimidade, foi decidida a renovação do convênio. A Audiência Pública foi finalizada por uma oração conduzida pelo Pastor José Alencar Lhuhier Júnior, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Taió, entidade proprietária do hospital.