Prefeito sanciona Lei que inclui símbolo autista em placas de atendimento preferencial
O prefeito de Taió, Almir Guski, sancionou a Lei Nº 4.036, de autoria do vereador Tiago Maestri, que estabelece que os estabelecimentos públicos e privados localizados no Município deveram inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. A Lei, em consonância com a legislação federal, ratifica os direitos descritos na Lei Federal nº 12.764/2012, que garante que o autista é considerado pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.
As placas de atendimento preferencial de estabelecimentos, como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas em geral e similares devem incluir o símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo (o símbolo se configura como uma fita, feita de peças de quebra-cabeça coloridas), junto aos demais atendimentos preferenciais, que são para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e pessoas com criança de colo.
“Taió precisa se inserir, muitas cidades estão fazendo isso, adotando essa lei, é preciso também conscientizar as pessoas”, frisa Almir.
Nos próximos dias os adesivos estarão sendo distribuídos gratuitamente para serem colocados nos estabelecimentos e um em especial para serem colocados em veículos.