Secretaria de Educação lança Serviço de Atendimento Multidisciplinar Educacional

Na manhã da última segunda-feira (26/03), foi realizada na Secretaria Municipal de Educação, a 1ª Reunião do  SAME (Serviço de Atendimento Multidisciplinar Educacional) com as Coordenadoras dos Centros de  Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

O Secretário João Tadeu Correa apresentou a equipe do SAME, que é composta pela Professora Franciani Raymondi, a Psicóloga Gabriela Jark Travi e a Fonoaudióloga Mara Rubia Ferreira Becker. Durante a reunião foi apresentada a forma em que o SAME irá desenvolver seu trabalho Itinerante dentro das Unidades de Ensino. Esse novo projeto visa orientar o trabalho pedagógico, referenciado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), implantando atendimento Pedagógico padronizado.

Os suportes às Unidades de Ensino ocorrerão através de visitas, supervisão/orientação Pedagógica, capacitações e palestras. O primeiro passo será implantar ações de incentivo à leitura e escrita desde a Educação Infantil enfatizando o prazer contido nas histórias, nas brincadeiras e encenações dentro da sala de aula.

Além disso, as Coordenadoras foram orientadas sobre como encaminhar alunos e suas famílias aos atendimentos clínicos com Psicóloga e Fonoaudióloga da equipe, nos casos de atrasos no desenvolvimento, orientação familiar e dificuldades no processo de aprendizado, aquisição da fala e adaptação comportamental. Com isso a equipe busca prestar atendimento a todos envolvidos na Educação: Alunos, Pais, Professores e Coordenadores.