TRANSPARÊNCIA: Sistema de Ouvidoria Pública do Município de Taió já está em funcionamento
Uma ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados. Pensando justamente na transparência das ações municipais e da participação da população junto ao Poder Executivo, o prefeito Almir Guski foi o primeiro prefeito do Estado de Santa Catarina a assinar o termo de adesão ao Programa de Fortalecimento de Ouvidorias (Profort) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que é o órgão do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.
Para facilitar o contato com os órgãos do Poder Executivo Federal, a CGU desenvolveu o sistema eletrônico (e-Ouv) para recebimento e análise de manifestações. Esta ferramenta entrou em funcionamento durante o fim da última semana no município de Taió e funciona de forma integrada, pois permite escolher para qual órgão direcionar uma manifestação. É possível encaminhar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias à CGU e aos demais órgãos que utilizam o sistema. Nos outros casos, o sistema indica quais são os meios de contato disponíveis. Para ter acesso ao e-Ouv basta entrar no portal do Município de Taió (www.taio.sc.gov.br) e clicar no link “Ouvidoria”. Simples e prático, para que qualquer cidadão possa interagir junto à Administração Municipal.
Segundo o procurador do município de Taió, Marco Vinícius Pereira de Carvalho, “Nós só temos a ganhar, tudo isso com a intenção de deixar o município mais eficiente no controle dos gastos públicos, de servidores, enfim, o controle geral municipal mais transparente. Isso é compromisso da Administração com a integridade municipal, tudo que envolve transparência, controle e probidade administrativa.”, frisa ele.
Até o próximo ano, Orli José Machado será o responsável pela Ouvidoria Pública do Município de Taió.