Alunos da Uniasselvi utilizam Ponte Roberto Machado como ambiente de estudo

Alunos das quatro fases do curso de arquitetura da Uniasselvi – Campus Rio do Sul, estiveram em Taió na manhã do último sábado (23/09), utilizando um dos monumentos históricos do município, a ponte Roberto Machado, como ambiente de estudo. Segundo o professor da Uniasselvi, Frank Dieter Schulze, especialista em Projetos de História da Arquitetura e Desenho Técnico, esses estudos tem o objetivo de aproximar os alunos de um monumento de histórico, em caráter de pesquisa, além de, ao mesmo tempo, fazer o trabalho de levantamento de todas as informações necessárias no que diz respeito ao atual estado da ponte, focando em uma possível recuperação da mesma para eventuais usos da comunidade taioense, tendo em vista que esse é um dos anseios da população.

O estudo realizado pelos alunos chama-se Levantamento Planialtimétrico, que é o resultado dos levantamentos planimétricos e altimétricos realizados anteriormente no terreno. O projeto planialtimétrico em si é a planta (ou carta) planialtimétrica que contém as informações detalhadas a respeito das variações de altura em um determinado terreno. Portanto, o projeto planialtimétrico nada mais é do que a representação gráfica dos levantamentos realizados acerca das informações planimétricas e altimétricas.

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil cooperaram para a segurança dos alunos e professores. O projeto de recuperação da Ponte Roberto Machado segue em fase de estudo e análise.

A ponte

A Ponte Roberto Machado foi concluída em 1953, e recebeu este nome em homenagem à Roberto Machado, então prefeito de Rio do Sul, município ao qual Taió pertenceu até 30 de dezembro de 1948. Na época, ligava Taió a Ribeirão Grande, atual cidade de Salete. Hoje somente a parte central permanece, suas cabeceiras foram retiradas em 1994 em razão do constante trânsito da época que fizeram com que ela não resistisse à passagem do tempo.

Construída com madeira nobre, existem pouquíssimas pontes nesse estilo na América, e essa é a única com exatamente estas características no Brasil.