Participe do XXV Festival Regional de Esquetes de Taió
A Casa da Cultura de Taió realiza no próximo dia 25 de agosto (sexta-feira) o XXV Festival Regional de Esquetes. O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Cristo Rei de Taió, a partir das 19h30 e contará com apresentações de várias equipes de teatro amador do município de Taió, além de grupos da região e demais localidades do estado.
Confira o regulamento:
DO EVENTO
Art. 1.º – O XXV FESTIVAL DE ESQUETES é um evento promovido pela Casa da
Cultura por meio da Secretária de Educação em parceria com a Prefeitura do Município de Taió, a ser realizado no dia 25 de Agosto de 2017.
Possui como objetivos:
a) Difundir e possibilitar o desenvolvimento das artes cênicas em nosso meio;
b) Incentivar talentos existentes no Município de Taió, região e mesmo em nível estadual e nacional e,
c) Despertar novas lideranças para organização de eventos semelhantes.
DA CATEGORIA
Art. 2.º – O evento terá uma única categoria:
O XXV FESTIVAL DE ESQUETES tem caráter competitivo, voltado para grupos de escolas, fundações ou que possuam um trabalho e formação contínua dos componentes, porém grupos sem vinculação com alguma entidade também poderão participar.
2.1: O evento será realizado nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Taió, às 19h e 30m (dezenove horas e trinta minutos).
DAS APRESENTAÇÕES:
Art. 3.º -A esquete deverá ter preferencialmente 10 min. (dez minutos) de duração, sendo que haverá tolerância de cinco minutos, a esquete perderá 05 pontos por cada minuto excedido após ultrapassar o tempo de tolerância.
3.1: O esquete deverá explorar um tema cômico;
3.2: Cada equipe deve ter uma pessoa para fiscalizar junto ao cronometrista o tempo do esquete do seu grupo;
3.3: Haverá equipamento de som, bem como iluminação a disposição, sendo que cada equipe deverá ter uma pessoa responsável pelo manuseio destes recursos, se deles necessitarem;
3.4: Cada grupo é responsável pelo cenário e figurino procurando utilizar os bastidores de forma organizada, evitando barulho;
3.5: O responsável pela sonoplastia dos grupos deverá estar presente no local do evento com 01:00 h (uma hora) de antecedência para testar o som; munidos de CD ou Pen-drive.
3.6: Os grupos deverão evitar o uso de palavrões e cenas eróticas, pois o XXV Festival de Esquetes é um evento sem censura de idade, tendo, portanto na plateia crianças e adultos;
3.7: Após apresentação da esquete os participantes da equipe deverão se apresentar aos jurados, identificando o nome e o personagem e /ou função desempenhada;
3.8: Não será permitida a participação de um ator ou atriz em mais de uma peça;
3.9: Não será aceito uso de telão durante a apresentação do esquete.
3.10: A interpretação dos textos deverá ser ao vivo, sem uso de dublagens, exceto em cenas específicas onde estes recursos forem necessários.
3.11: Não será permitida no Esquete, participação de animais domésticos ou silvestres.
3.12: Não será permitida apresentação de Esquetes apresentadas em edições anteriores.
DAS INSCRIÇÕES
Art. 4.º -O último prazo de inscrição será no dia 14 de agosto de 2017 (Sexta-feira), até as 17:00 h (dezessete horas), nas dependências da Casa da Cultura “Adele Glatz”, sita na Avenida João Bértoli, nº. 227 – 89.190-000 – TAIÓ – SC – Fone: (47) 3562-1686 – e-mail: casaculturataio@gmail.com.
4.1: As inscrições serão gratuitas.
DA PREMIAÇÃO:
Art. 5.º -Fica estipulada a seguinte premiação para o XXIV Festival Municipal de Esquetes de Taió:
5.1: 1.º Lugar: R$ 1.000,00; 2.º Lugar: R$ 700,00; 3.º Lugar: R$ 500,00 mais Troféus; 4.º e 5.º lugar, troféus;
5.2: Serão premiados ainda com troféus: a melhor direção, o melhor ator, a melhor atriz, o melhor ator coadjuvante; a melhor atriz coadjuvante; o melhor figurino; a melhor maquiagem; o melhor texto; o melhor cenário; melhor sonoplastia, melhor atriz e ator revelação.
5.3: Os valores das premiações serão pagos e entregues ao responsável pelo grupo de teatro classificado no prazo de quinze (15) dias úteis, após a realização do evento, na Secretaria de Administração e Finanças do Município.
DO JÚRI:
Art. 6.º -O júri será composto por pessoas que apresentem um histórico com referências ligadas a área de artes cênicas e ou culturais.
6.1: Em casos de empate, o consenso dos jurados determinará o resultado, e
6.2: As fichas contendo as notas obtidas pelos participantes estarão à disposição dos mesmos na Casa da Cultura “Adele Glatz”, após o festival, sendo entregue somente ao responsável pelo grupo.
Art. 7.º – A comissão organizadora será composta com os seguintes membros: Presidente: JOÃO TADEU CORREA; Vice Presidenta: CRISTINA SANDRI DE SOUZA; Tesoureira: DENIZE PURNHAGEN e Secretária: VIVIAN FACHI. Conselho Fiscal: VALDEMAR RODRIGUES, VOLNEI TIVES DE MACEDO e HENRIQUE DUARTE.
7.1: Os casos omissos serão decididos pela comissão organizadora.
REUNIÃO FINAL:
Art. 8.º -: Será realizada uma reunião com os responsáveis pelas equipes participantes no dia 17 (dezessete) de 08 (agosto) de 2017 (dois mil e dezesseis), às 17 h (dezessete horas), nas dependências da Casa da Cultura “Adele Glatz”, para a realização do sorteio da ordem da apresentação, bem como para esclarecimento de dúvidas.
8.1: A ordem de apresentações poderá ser alterada caso haja consenso entre os grupos.
8.2: As inscrições estão abertas a partir de: (01.07.2017).