Momento histórico: Instituto Vidas assumirá gestão do Hospital de Taió

A última quarta-feira (26/07) foi marcada por várias reuniões com o tema saúde no município de Taió, onde a Administração Municipal reuniu-se com vários servidores públicos para explanar a vinda do Instituto Vidas, que iniciará os serviços à frente do Hospital e Maternidade Dona Lisette a partir de 1° de agosto.

Em sua fala, o prefeito Almir Guski frisou que as conversas com o hospital iniciaram antes mesmo de tomar posse, tendo em vista a urgente necessidade de aprimorar ainda mais os atendimentos realizados pelo hospital. O vice-prefeito, Horst Alexandre Purnhagen, falou um pouco sobre a história do hospital, já que Lisette Jacobsen (que dá nome ao hospital) era sua bisavó e falou sobre a micro regionalização do mesmo, já que mais pessoas estarão no município e consequentemente contribuirão para a economia local. Ambos agradeceram o trabalho que a Comunidade Luterana sempre desempenhou com muito amor e carinho na gestão do hospital durante estes mais de 40 anos.

O atual presidente do hospital, Rolando Martin Beck, também comentou sobre as tratativas feitas desde o início entre hospital, município e instituto, onde falou da importância desta nova fase da saúde de Taió.

Richard Choseki, diretor-presidente do Instituto Vidas, mostrou-se satisfeito com a parceria, fazendo um breve resumo dos serviços desenvolvidos pelo instituto e quais são os objetivos para o município de Taió após a realização do diagnóstico da saúde do município, prevendo cerca de 200 cirurgias, 600 exames e 500 consultas com médicos divididos em 16 especialidades, até o final do ano, em Taió. Richard ressaltou ainda que o instituto precisará de pelo menos 90 dias para poder começar a ter as novas ações implementadas, frisando que o hospital segue com conselho e de propriedade da Comunidade Luterana e que o instituto apenas fará a parte administrativa.

A Secretária de Saúde, Rosecler Poleza Círico, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Maestri, também falaram sobre a importância deste novo momento para a história da saúde de Taió.

O repasse mensal que será realizado pelo município para o hospital será decidido durante esta quinta-feira (27/07) e amanhã, sexta-feira (28/07), a Câmara abrirá mão do recesso parlamentar para realizar uma sessão extraordinária, para aprovar todos os projetos pendentes, agilizando os procedimentos para que o Instituto Vidas possa assumir o comando do hospital com 100% de regularidade a partir de 01/08.