Arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi nesta terça-feira
A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Taió (SCFV) preparou com muito carinho nesta terça-feira (27/06) um arraiá para todas as crianças que fazem parte do serviço. A Primeira-dama, Marliza Martins, esteve participando do evento juntamente com Aline Cattoni Purnhagen. O arraiá foi marcado pela alegria, onde todas as crianças sentiram-se à vontade para cantar, conversar e se divertir, considerando que as intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação e aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N° 109/2009).
O que é o SCFV
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica que é ofertado Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Público Atendido
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou inter geracionais:
Crianças até 6 anos
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
Adolescentes de 15 a 17 anos
Jovens de 18 a 29 anos
Adultos de 30 a 59 anos
Pessoas Idosas
Formas de Acesso
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).