Somente em 2017, ESF Centro já realizou cerca de 10 mil procedimentos em Taió
Toda a equipe da Secretaria de Saúde de Taió tem trabalhado para prestar o melhor atendimento possível à cada cidadão que necessita dos serviços da Secretaria. Segundo a Diretora Administrativa da pasta da saúde, Flavia Grah Caetano, toda a equipe está mobilizada neste sentido, mantendo o que já vinha funcionando e melhorando áreas que ainda necessitam de maior atenção. Flavia destaca que a Secretaria de Saúde é tão importante quanto as demais, porém trabalha com recursos limitados para demandas ilimitadas, já que ninguém escolhe a hora em que ficará doente e nem a doença que terá e é por isso que a busca por recursos nesta área é tão importante.
Foi pensando nisso que a Secretaria trouxe novamente ao município o médico Francisco Becker, para auxiliar nos serviços do ESF Centro, que atende também a localidade de Palmital. Somente entre janeiro e maio, a unidade de saúde do centro realizou cerca de 9 mil procedimentos, com destaque para visitas domiciliares, coletas de materiais para exames e aferição de pressão que juntas somam mais de 7 mil diferentes procedimentos.
O Dr. Francisco Becker destaca que somente neste primeiro semestre, o ESF Centro já realizou quase 3 mil consultas na área médica, entre as cerca de 1.600 famílias que são da área de abrangência da unidade, totalizando um número aproximado de 4.600 pessoas. O médico destaca a qualidade do atendimento da saúde em Taió e explica que hoje o município conta com um sistema muito diferente do que já teve, o que é benéfico para a população, além da importância de contar com uma equipe unida para poder realizar cada atendimento com qualidade, porém ele pede um pouco mais de compreensão da população, pois muitas das vezes os profissionais acabam não sendo compreendidos diante de uma demanda alta para a equipe do ESF, que no momento encontra-se reduzida.
A Secretária Rosecler Poleza Círico reafirma o compromisso com a comunidade taioense em priorizar o bom atendimento e buscar eliminar ou pelo menos diminuir cada vez mais as filas em cada área da Secretaria.