Taió enfrenta Nova Petrópolis (RS) no Dia do Desafio

Mais de 3,4 mil cidades em 18 países participarão da 23ª edição do Dia do Desafio, nesta quarta-feira (31/05) com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo com uma competição saudável entre cidades. Ganha quem contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil, participam 1.886 cidades. A capital catarinense, Florianópolis vai enfrentar La Paz (Bolívia).

Neste dia cidades do mesmo porte estabelecem uma competição amigável, das 0h até as 21h, tentando mobilizar o maior número de pessoas durante 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física. O desafio é estimular a participação por meio da sensibilização das pessoas para a prática de atividades físicas e a possibilidade de transformar essa iniciativa em hábitos para os outros dias do ano. Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Depois de fazer a atividade, o praticante deve ligar para a prefeitura municipal da sua cidade, que repassará os dados para o Sesc em Santa Catarina, que por sua vez passará para o Sesc em São Paulo, responsável pela contabilidade final. A ligação é importante para a computação no final do resultado. Vale fazer ginástica, danças, jogos, brincadeiras, corridas, caminhadas, subir e descer escada, entre outros.

Organizado pelo Sesc, e em parceria com as prefeituras municipais. Os confrontos entre cidades foram definidos no dia 8 de maio. O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá com a proposta de incentivar o interesse pelas atividades físicas. O movimento envolve agentes comunitários, além do Poder Público e instituições privadas.

Nesta edição, o município de Taió enfrentará a cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, município com cerca de 19 mil habitantes.