Após receber recursos da Secretaria de Saúde de SC, administração municipal deverá reunir-se com hospital e Instituto Vidas para tratar sobre custeio de equipamentos

Na última semana, o prefeito Almir Guski (PSDB) recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Vicente Caropreso, que esteve em agenda por municípios do Estado, diagnosticando as maiores deficiências dos municípios catarinenses na área de saúde. O secretário esteve em Taió, onde, após pedido do executivo municipal, viabilizou importantes recursos para o município, através de dois convênios, sendo eles: R$ 51.500,00 (Cinquenta e um mil e quinhentos reais) para compra de equipamentos para o Pronto Atendimento e mais R$ 360.500,00 (Trezentos e sessenta mil e quinhentos reais) para a compra de equipamentos do Hospital e Maternidade Dona Lisette.

Na oportunidade, Caropreso frisou que os recursos na saúde necessitam serem muito bem utilizados, já que os recursos na área são cada vez mais escassos: “Se for para adquirir equipamentos, que estes equipamentos sejam utilizados e não deixados de lado, sem profissionais para realizarem os exames e sem o hospital ter como custeá-los.”, reforçou ele.

“Temos visto muitos deputados interessados em viabilizar recursos e até mesmo terem o interesse em trazer para Taió esses equipamentos, mas o seu custeio torna-se muito mais caro do que o próprio valor da aquisição da mesma e, diante disto, gostaria de reforçar que quase 100% do valor investido na saúde da nossa cidade vem de recursos do próprio município, além de atendermos cinco cidades da nossa região. A manutenção de um equipamento desses acaba tornando-se algo caro, mas estamos estudando esta situação.”, comentou o prefeito.

Segundo Almir, uma reunião com a equipe do Hospital e Maternidade Dona Lisette e o Instituto Vidas deverá ser marcada para os próximos dias para discutir esta questão da máquina de mamografia e o ultrassom, que exigem profissionais qualificados para sua operação, além do custeio, que acaba se tornado alto para o município.