Hoje na Prefeitura de Taió, dos 685 servidores, apenas 21 são cargos comissionados
O que é comum em muitos municípios, como empreguismo, favorecimento político, em Taió a realidade é outra. O Prefeito Almir Guski (PSDB), juntamente com o seu vice Horst Alexandre Purnhagen (PMDB), vem fazendo uma boa gestão, utilizando o maior número de pessoas com cargos efetivos para ajudar a administrar bem o município de Taió. Um dos motivos, é que esses servidores, além de já ter conhecimento do funcionamento da gestão pública, as possibilidades de erros nas decisões acabam sendo bem menores.
A Prefeitura de Taió, até o dia de hoje (11/05), conta com um total de 685 servidores públicos, através de vínculo empregatício, sendo que dentre esses, estão 282 professores, onde a jornada de trabalho é de 20 horas semanais.
Nesta soma entram 447 servidores efetivos, 21 comissionados, 7 agentes políticos, 38 estagiários, 6 pensionistas, 161 contratados e 5 conselheiros tutelares.
Diferenças entre cargo efetivo e cargo em comissão:
Cargos efetivos:
- Ingresso através de concurso público;
- É regido pela lei 712/1972 (Estatuto);
- Aposentadoria se dá pelo regime próprio dos servidores públicos.
Cargos em comissão:
- Não precisa de concurso público para entrar;
- Apenas para cargos de chefias, assessoramento, direção, gerencia e coordenação;
- Sem estabilidade (exonerado “ad nutum”);
- Não precisa ser titular de cargo efetivo. Para quem é ocupante de cargo efetivo e nomeado para cargo em comissão ficara afastado das atribuições do cargo efetivo;
- Aposenta-se pelo INSS.
A Prefeitura de Taió informa que demais dúvidas podem ser retiradas através do Departamento de Recursos Humanos do município, pelo telefone 3562-8340 ou através do email pessoal@taio.sc.gov.br.