Museu Paleo-Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen abre exposição de fóssil de Mesossauro em Taió
O Museu Paleo-Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen realiza uma importante exposição a partir da próxima semana. Trata-se do fóssil do Mesosaurus Tenuidens Gervais. Os mesossauros representam a adaptação pioneira dos répteis ao ambiente aquático, durante o Período Permiano. Quando adultos mediam cerca de um metro de comprimento. Os mesossaurídeos foram um dos primeiros grupos de amniotas a adaptarem-se a um ambiente aquático marinho. Tinham corpo hidrodinâmico, mãos e pés com membranas interdigitais e cauda longa. O crânio de Mesosaurus tenuidens era alongado e a cavidade oral continha dentes muito longos, finos e numerosos. Sua alimentação consistia na ingestão de pequenos crustáceos.
Os mesossauros (Parareptilia, Mesosauridae) compreendem três gêneros monotípicos: Mesosaurus tenuidens Gervais (1864), Stereosternum tumidum Cope (1886) e Brazilosaurus sanpauloensis Shikama e Ozaki (1966). Restos de mesossaurídeos são exclusivos, até o momento, das áreas da América do Sul (Brasil, Uruguai e Paraguai) e sudeste do continente africano, fornecendo evidências para a comprovação da teoria da Deriva Continental, por ser um animal costeiro, visto que não poderia ter atravessado o Oceano Atlântico.
O Museu Paleo-Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, de Taió, agradece ao senhor Arvelino Zaniz e família, bem como de forma especial ao seu filho Vilson Zaniz, por nos ter depositado confiança em resguardar fósseis de suma importância paleontológica, que engrandecem científica e historicamente o nosso município.
O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30. Sábados e domingos, com agendamento. A exposição do fóssil do Mesosaurus Tenuidens Gervais inicia-se na próxima terça-feira, dia 02/05 e é aberta à toda população.
O Museu
O Museu Paleo Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen foi inaugurado em 18 de dezembro de 2004, tem esse nome em homenagem ao primeiro prefeito do município de Taió. Tem o museu o objetivo de resgatar e preservar o acervo patrimonial do município.
Estando dividido em três áreas de estudo: Paleontologia, Arqueologia e História Local. O foco principal é o resgate histórico cultural da colonização alemã e italiana do município, está composta por cerca de 600 doações, entre fotografias e peças que pertenciam a famílias taioenses; tendo como objetivo a preservação da história taioense.
O prédio onde está localizado o Museu, faz parte dessa história, sendo construído em 1937, serviu por anos como residência da família do Sr. Leopoldo e Sra. Lizette Jacobsen, passando posteriormente à Hospital São Francisco de Assis, e hoje caracterizado como era a antiga residência da família Jacobsen, abriga o Museu de nossa cidade.