Secretaria de Educação inova implantando o Programa Cooperjovem na EEF Prefeita Erna Heidrich
Em 2017 o Programa Cooperjovem retorna ao município de Taió, desta vez fazendo parte da Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich. Durante toda esta terça-feira, dia 7, professores da escola estiveram reunidos na UNIDAVI de Taió, onde o programa foi apresentado, mostrando novidades e melhorias referentes à revitalização que Cooperjovem sofreu no ano de 2012. “Nós incentivamos a implantação deste programa e temos certeza que ele vem para somar na educação de cada aluno da escola Erna Heidrich, pois além de trabalhar o lado de cooperativismo, ele também fortalece a questão cultural, social e educativa”, disse o Secretário de Educação do município, João Tadeu Corrêa, que esteve presente na apresentação do Cooperjovem.
Estiveram no encontro Ney Guimarães, instrutor do Sescoop, acompanhado por Alessandra, colaboradora do Sescoop em Florianópolis que além de apresentarem o programa, realizaram palestras e dinâmicas voltadas à valorização das pessoas e da educação. “A grande missão do programa é fomentar na comunidade escolar a dimensão da cidadania, da cooperação, da coletividade e não da individualidade, e descobrir a beleza da cooperação. Através da cooperação podemos resolver vários problemas, sejam sociais, sejam dentro da sala de aula, sejam de convivência. Então viemos para reforçar esse aspecto em uma fala voltada a despertar um projeto de vida”, explica Ney.
O Programa Cooperjovem foi adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e seu principal objetivo é disseminar a cultura da cooperação baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas e tem como público-alvo alunos do ensino fundamental de 6 à 14 anos.
O Cooperjovem é uma parceria entre o Sescoop/SC (Responsável pela coordenação do desenvolvimento do programa no Estado, além de compartilhar as informações com a Unidade Nacional), Sicoob Alto Vale (Cooperativa que facilita o apoio e acompanhamento da aplicação do programa nas escolas, identificando novas necessidades e contribuindo para o seu sucesso) e Secretaria de Educação de Taió (Que viabiliza a participação dos educadores no curso de formação, nas visitas às escolas e nas demais ações, conforme cronograma definido).