No CEI Padre Eduardo Teve Peças de Teatro, Musicais e Caçadores do Mosquito da Dengue
No CEI Padre Eduardo, na última semana, a criançada esteve aprendendo sobre ações preventivas e educativas em relação ao combate contra o mosquito transmissor da Dengue. Por meio de atividades ilustrativas, as crianças receberam informações sobre o perigo que representa o Aedes aegypti.
Após aprenderem os riscos, foi a vez de colocarem em prática o aprendizado. Peças de teatro foram criadas sobre o tema. As crianças cantaram músicas e paródias relacionadas ao assunto. Nas canções interpretadas vinham orientações e os cuidados que devemos ter para que não haja uma proliferação do mosquito.
Vestidas com coletes trazendo frases de alerta e prevenção, elas apresentaram a peça como se fosse um pequeno musical falando ao público de como se precaver contra o inseto. No de correr da apresentação, aparece ainda uma das crianças fantasiadas, simbolizando “o mosquito da dengue”.
Após o término, um grupo denominado de “Os Caçadores de Mosquitos” saem com uma das professoras a procuram de locais onde poderiam haver possíveis focos do Aedes. “Nossas crianças são pequenas, mas elas já entendem bem os cuidados que devemos ter para com o mosquito. A educação infantil é base de tudo para o que se quer que aprenda no decorrer da vida estudantil, essas orientações que hoje eles recebem, tenho certeza que levaram para vida inteira como aprendizado significativo e preventivo”, destaca a coordenadora Andrea Leandro Seemann.
Já a professora Marli Hillesheim, desenvolvedora do projeto, acrescenta que o intuito foi fazer com que as crianças pudessem desenvolver na prática o que aprenderam na teoria, “é uma forma de fazer com elas exercitem e ponham para funcionar o que aprenderam. Foi uma interação muito boa, houve muita troca de ideias que socializam o saber e torna o aprendizado mais significativo”, disse.
O prefeito Hugo Lembeck, que esteve presente em uma das apresentações, parabenizou a iniciativa, “muito bonito o trabalho desenvolvido. As crianças bem envolvidas, mostrando tudo que aprenderam, é lindo de ver. Esses cuidados que foram ensinados são importantes. Essas crianças já crescem conscientizadas dos riscos da água parada, o perigo que pode ser o que parece um simples inseto. Estão todos de parabéns”, finalizou.