Caminhada Contra O Abuso Sexual Infantil Reúne mais de 600 pessoas em Taió
Na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, foi realizado em Taió uma caminhada em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A Prefeitura Municipal de Taió, por meio da Secretaria de Assistência Social em conjunto com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Taió, Secretaria de Saúde e Promotoria Pública, promoveu o evento que contou com a participação de mais de 600 pessoas.
A caminhada teve início por volta das 8h da manhã, no Trevo dos Correios, na Coronel Feddersen, e seguiu até em frente ao prédio da Prefeitura, onde houve uma conversa entre o público e as autoridades presentes. “É muito importante essa mobilização para chamar a atenção de toda a nossa comunidade, pois a exploração sexual pode estar em qualquer lugar. Então, precisamos nos conscientizar que essa é uma responsabilidade que não cabe só ao poder público. Temos que ter a consciência que essa reponsabilidade envolve todos nós, família e comunidade num todo. É importante que os pais fiquem atentos e acompanhem suas crianças, adolescentes, para que possam crescer saudáveis”, destacou o prefeito Hugo Lembeck.
Já o Promotor de Justiça, Leandro Garcia Machado, falou sobre a importância da união entre poder público e população, no combate aos abusos, “Nós temos que unir forças para combatermos esse crime gravíssimo e que deixa sequelas permanente na criança, tanto no aspecto físico, como no emocional e psicológico. Por isso a importância do destaque deste dia para chamarmos a atenção e assim, que haja um trabalho mútuo do poder público e das famílias no combate a esse tipo de crime”, destacou.
Guilherme Cechelero, Sociólogo Educador e Especialista na Área do Estudo da Crianças e Adolescente, disse que o dia 18 de maio, é um marco para o País, “hoje é um dia muito importante não só para Taió, mas para todo o País. Todos os municípios do Brasil, estão refletindo sobre esse assunto tão importante que é o combate do abuso sexual contra acriança e adolescente. Nós sabemos que historicamente a violência sempre existiu, mas era muito camuflada. E trazermos à tona pautas sobre esse assunto é importante para a nossa sociedade, pois crianças e adolescente que sofrem abusos tem consequências terríveis na vida adulta. Então, nós temos que lutar contra esse tipo de crime não só no dia de hoje, mas todos os dias. É necessário uma conscientização principalmente dos adultos sobre a não violência contra a criança e adolescente”, finalizou.
A menina Anaclara, de três anos, vestida como uma flor, simbolizou a inocência e a pureza contida na vida da criança.
“Nós agradecemos a todos que participaram e colaboram para este dia tão importante em prol de nossas crianças e adolescentes. Que possamos manter sempre acesa a chama do amor do respeito para com as nossas crianças e adolescente e que assim, eles cresçam saudáveis sem consequências traumáticas na vida”, disse Daiana Deeke – Gestora de Assistência Social.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, prestaram auxilio e segurança no decorrer de todo o trajeto, cuidando e obstruindo o trânsito para que a caminhada pudesse seguir o fluxo tranquilamente.