Programa Acolhimento implantado na Unidade Básica de Saúde do Seminário supera expectativas já no primeiro mês

Em abril, a Secretaria de Saúde implantou um novo sistema de atendimento na Unidade Básica de Saúde do Seminário – UBS. O intuito do programa chamado de “Acolhimento” é de agilizar e qualificar ainda mais os serviços públicos de saúde prestados a comunidade.

Só no primeiro mês de execução o “Acolhimento” agradou tanto as equipes de trabalho, quanto aos usuários. De acordo com a enfermeira Danielle Aline Herbst, o programa trouxe mais flexibilidade ao atendimento, “Estamos conseguindo administrar de uma forma tranquila e satisfatória o atendimento com o novo sistema. E o mais importante é a melhora do serviço oferecido. Estamos felizes em saber que estamos conseguindo atender bem a nossa população”, afirma.

Já a médica Dr. Diane Meri Arruda Ribeiro, fala da satisfação ao conseguir atender bem todos os pacientes. “Me angustiava muito saber que tínhamos pacientes aguardando atendimento e nós antes não conseguíamos suportar toda a demanda. Sabemos que não vamos nunca conseguir sanar todos problemas, mas estamos fazendo a nossa parte. Acredito que estamos no caminho certo”, comemora.

A Diretora de Programa Sociais Sirlene Duemes, por sua vez, atribui o sucesso do programa ao trabalho em conjunto das equipes e também o apoio dos usuários, “os méritos deste resultado positivo, deve-se ao empenho de toda equipe de trabalho.  Estamos todos comprometidos para oferecer o melhor a população de nosso município. Os pacientes também estão colaborando muito, ajudam bastante. Eles atenderam nossas orientações e procuram parcialmente os serviços, só tenho a agradecer”, destaca.

Antes do “Acolhimento”, o número máximo de consultas médicas realizada na UBS do Seminário não ultrapassou 330 em fevereiro. No entanto, no primeiro mês de execução do novo sistema, houve um crescimento substancial. Os números saltaram de 289 atendimentos, no mês de março, para 472 pessoas devidamente atendidas em abril.

As consultas realizadas pela enfermagem também teve elevação, saiu de 201 em março, para 429 em abril.

Segundo a Secretaria de Saúde, a próxima Unidade que receberá o programa será UBS de Padre Eduardo.

“Ficamos felizes com o resultado na Unidade do Seminário. Agora, vamos realizar o programa também na Unidade de Saúde de Padre Eduardo.  No início de Junho, o Acolhimento entrará em vigor e queremos que funcione da mesma forma satisfatória. Então, pedimos colaboração das equipes e da população. Pois, quando trabalhamos em parceria os bons resultados surgem com mais velocidade”, finaliza o prefeito Hugo Lembeck.