A Prefeitura de Taió, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde e Secretaria de Educação esclarece o Impetigo

Na última semana foi constatado que há um pequeno “surto” do Impetigo, no município de Taió. No entanto, de acordo com a Vigilância em Saúde, não há razões para alardes e apavoramentos desnecessários.  Segundo informações dos órgãos de saúde, medidas preventivas já estão sendo tomadas para conter os contágios da bactéria.

Nos centros de educação infantil, onde foram detectados os primeiros casos, as aulas estarão suspensas por um período de 10 dias, para que seja feita a higienização do ambiente e também dos transportes escolares.

A Secretaria de Educação informa que, se necessário, suspenderá as aulas também nas escolas municipais para que seja feita a devida higienização. Já que a Vigilância em Saúde, como medida preventiva, pretende realizar uma varredura em toda rede de ensino municipal, estadual e particular.

Ainda segundo Agentes da Vigilância, o Impetigo se tratado devidamente não é grave, a resistência da bactéria no corpo humano dura de 7 à 10 dias.

A doença é causada por uma infecção cutânea contagiosa, bacteriana, que atinge a camada superficial da pele. É mais comum no verão, quando abrange principalmente as crianças. As regiões mais afetadas são: rosto, braços, pernas e axilas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a melhor maneira de prevenir o contágio são os hábitos de higiene, como lavar as mãos regularmente e manter as unhas bem cortadas. Em caso de lesões (picadas de insetos, arranhões ou cortes), deve-se manter a região limpa e coberta. A orientação, caso haja suspeita de infecção por impetigo, é que os pais procurem os médicos da Estratégia de Saúde da Família, ou, se necessário, o Pronto Atendimento, para que o profissional médico avalie e prescreva o tratamento adequado.

“Na manhã desta quarta-feira, 20 de abril, conversamos com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e do Pronto Atendimento para estarem cientes que temos alguns casos no município. Estamos preocupados. Pois, quando se trata de um pequeno surto, há sempre um sinal de alerta de toda equipe da Secretaria de Saúde. E nós não queremos que se torne uma epidemia. Por isso, pedimos a colaboração dos pais para procurarem atendimento médico e realizarem o tratamento prescrito. Também, temos profissionais da Vigilância Sanitária municipal e estadual que estarão desenvolvendo ações de prevenção no combate a proliferação do surto da bactéria, principalmente, nas unidades escolares onde há registro de casos”, declarou a Diretora de Programas Sociais, Sirlene Duemes.

Já a médica, Drª Diane Meri Arruda Ribeiro, argumenta que para evitar o contágio dos familiares, “é importante que todos utilizem sabonete antibacteriano e utilizem toalhas descartáveis na higiene das mãos. Outra medida é que todas as roupas, toalhas, roupas de cama da pessoa infectada devem ser lavadas diariamente até que o tratamento tenha terminado, e o impetigo tenha sido curado”, esclarece.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde Municipal ou ainda, na Vigilância Sanitária, por meios dos telefones: 3562-1633, ou, 3562-2113.

Informações também poderão ser obtidas por meio da Vigilância Sanitária Estadual – 3562-8430 / 3562-8434 ou 3562-8435