Começam os Trabalhos da Nova Ponte que dará Acesso à SC 144 para Barragem Oeste no Ribeirão Pequeno

Nesta última sexta-feira, 15 de abril, foi concluída a primeira etapa do início dos trabalhos para a construção da nova ponte que dará acesso à SC 114, para a Barragem Oeste, na localidade Ribeirão Pequeno, os trabalhos tiveram início desde o começo do mês de abril.  O recurso tão esperado só entrou nas contas do cofre da Prefeitura Municipal, 26 de fevereiro deste ano. E de imediato, na manhã de segunda-feira, do dia 29, o prefeito Hugo Lembeck, assinou e entregou a ordem de serviço para a empresa responsável pelo projeto e execução de reconstrução da ponte de 35 metros de extensão.

O prefeito Hugo Lembeck, enfatiza a importância desta obra para região, “todos seremos beneficiados, mas principalmente os moradores da região. Agora, a solução será definitiva. Será construída uma ponte de concreto e é importante destacar que é fora da enchente”, argumenta o prefeito Hugo.

A alta quantia de R$ 848, 775 mil, inviabilizou que a Prefeitura sozinha pudesse realizar a construção. Por esse motivo, desde a queda da antiga ponte, a administração municipal estava em busca da liberação de recursos para que uma nova ponte fosse construída, tendo em vista que a administração não achava viável a construção de uma outra ponte de madeira. “Se tivéssemos feito outra ponte de madeira, nós não teríamos conseguido o recurso para fazer essa nova ponte de concreto. Por duas vezes, representantes do Ministério da Integração Nacional vieram fiscalizar. E o pior, estaríamos a mercê de perdê-la em uma nova enchente. Às vezes, é melhor esperar um pouco mais para termos algo definitivo e duradouro. Essa nova ponte será toda em concreto, terá duas vias e será alta, acima da maior cota de enchente já registrada. Primeira etapa, do estaqueamento, já foi concluída.”, destaca Lembeck.

A nova ponte trará novidades. Antes, de madeira e de pista única, a velha ponte só suportava um veículo por vez. Agora, com a reconstrução, a nova ponte será de concreto armado e com pista dupla. Esse reforço é devido ao forte trafego de caminhões pesados que transitam pela região.

A empresa Trilha Engenharia LTDA – EPP, de Florianópolis, tem o prazo de seis meses para a entrega da obra.