Chikungunya Zika Dengue aqui não

No próximo dia 20 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Taió, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento da Vigilância Epidemiológica, realizará um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. Agentes da saúde percorrerão bairros distribuindo folders no intuito de orientar e prevenir a população contra o mosquito transmissor da Dengue e agora, também, da Chikungunya e Zika Vírus.   Além disso, haverá pedágio em diversos bairros no período da manhã. Folders explicativos, fixação de faixas com orientação em diversos pontos estratégicos, recebimento de amostras de larvas com a colaboração da população e recebimento de denúncias anônimas de possíveis criadouros de focos do Aedes aegypti.

O mosquito que antes era carimbado como o da “Dengue”, agora também e responsável pelas transmissões de outras duas graves doenças: Chikungunya e Zika, por isso é importante a população ficar atenta e alerta quanto ao acúmulo de água parada. “Nosso principal foco neste dia é reforçar para a população de que a doença só vem se o mosquito nascer. É importante observar o ambiente que você vive. Devemos evitar o acúmulo de água parada, para assim eliminarmos possíveis criadouros, está é a melhor estratégia de combater o mosquito. Nessa luta nem você, nem a água podem ficar parada. Vamos juntos eliminar os criadouros”, destaca Rose Hermes diretora de Saúde.

A Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti eAedes albopictus. Engana-se quem pensar que o vírus é uma novidade. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeiravez em 2014. No entanto, a Chikungunya teve a primeira epidemia no leste da África no início da década 1950.

Chikungunya que significa “aqueles que se dobram” eswahili, um dos idiomas da Tanzânia, refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos no primeiro surto documentado, na Tanzânia, entre 1952 e 1953.

Já o Zika é um vírus que também é transmitido pelo Aedes aegypti. Só que no Brasil, o primeiro relato confirmado da ação da doença foi registrado em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

A ação de prevenção e orientação terá início por volta das 7h30min, da manhã deste sábado, 20 de fevereiro.