13º salário já está na conta do servidor
Mesmo com as dificuldades financeiras movida pela crise e queda bruta na arrecadação, a Prefeitura Municipal de Taió, garante ao servidor público o pagamento do 13º salário.
Como de costume, desde o início da administração do prefeito, Hugo Lembeck, o pagamento é creditado na conta do servidor sempre no dia 15 de dezembro de cada ano. E esse ano, no entanto, não foi diferente.
Mesmo atravessando um momento de penumbra na arrecadação, que segue em constante queda, a administração municipal manteve o compromisso com o décimo terceiro salário do servidor. De acordo com o secretário de administração, Geziel Balcker, o ICMS, uma das principais fontes de arrecadação municipal, considerando a inflação, teve uma queda no repasse de quase R$ 600 mil. “Está sendo um ano de extrema dificuldade. Só no ICMS, perdemos quase R$ 600 mil no repasse. Mediante a essa perda e outras perdas mais que foram e estão surgindo, tivemos que tomar medidas para contenção de gastos, no entanto, conseguimos honrar o nosso compromisso para com os nossos servidores”, explica.
Ao falar sobre o vencimento da folha de dezembro, que é creditada sempre no último dia útil de cada mês, Balcker enfatizou a dificuldade que o município vem encontrando mediante a crescente queda na arrecadação. Segundo ele, os problemas se agravam por dezembro ser um mês de inúmeros pagamentos. “A dificuldade é enorme, esse mês nós temos o pagamento do 13º, rescisões de professores, férias, além de ainda, o pagamento da folha mensal. Estamos nos esforçando ao máximo para que no dia 30, o servidor tenha a folha creditada. No entanto, caso aconteça a mesma queda que ocorreu em novembro, pedimos a compreensão dos nossos colaboradores que aguardem até o dia 10 de janeiro”, finalizou.
Além da queda do ICMS, esse ano o município também teve que amargar a queda no repasse do Fundeb de quase 350 mil.