Dia de reuniões e compromissos para o Prefeito de Taió
A segunda-feira (21), foi agitada para Hugo Lembeck – prefeito de Taió. Pela manhã, Lembeck recebeu em seu gabinete membros da Associação Comercial Industrial e Agrícola do Município (ACIAT), e também com representantes da Câmara dos Vereadores para uma reunião que discutiu sobre como seria a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL).
O programa visa contribuir mais para o desenvolvimento socioeconômico do município, além de garantir a continuação de projeto de interesse dos munícipes. O DEL faz com que a comunidade seja um participante ativo para com os projetos a serem implementados na cidade. Assim, a população ajuda a decidir quais são as reais prioridades para a região, por meio de uma política social e participativa. A ideia é que a Prefeitura, Câmara dos Vereadores e ACIAT formem um grupo de trabalho para a implantação desse ideal que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável de Taió.
Já durante a tarde, o prefeito Hugo Lembeck Esteve em reunião na Câmara com os vereadores. O assunto em pauta foi sobre as medidas tomadas pela Administração para adaptar à realidade financeira e orçamentária do Município dentro do exercício em função das constantes quedas da arrecadação.
No decorrer da reunião foram apresentados aos vereadores propostas de projetos de leis para fazer os ajustes necessários. Ajustes este que a administração deverá está tomando para que haja um equilíbrio nas contas até o fim do ano.
Entre as medidas que já foram tomadas, para que os serviços essenciais não sofram com a atual crise, estão os cortes de 10% nos salários dos secretários, diretores, funções gratificadas, além da redução, também, nos salários do prefeito e vice prefeito – houve ainda demissões de estagiários. Essa decisão, Lembeck teve em conjunto com os secretários em reunião realizada na última sexta (18).
Em conversa com os vereadores, o prefeito argumentou que alguns eventos do município sofrerão alterações afim de que haja uma diminuição de custos. Informou que, diárias com viagens, telefones e até redução na jornada de trabalho serão adotadas com o intuito de se fazer mais economia.
A partir do dia 01 de outubro, será implantado o turno único nos trabalhos da Prefeitura. Acredita-se que haverá uma economia significativa quanto aos gastos de energia, água e material usado durante o expediente.
Lembeck avaliou como positiva a reunião na Câmara, ele acredita que a aprovação dos projetos discutidos poderá evitar medidas mais drásticas no futuro, “Algumas das medidas que estamos tomando, foram sugestão dos próprios vereadores. Então, eu credito que eles estarão aprovando esses projetos e nos ajudando na implantação dessas medidas”, finalizou.