Prefeitura de Taió elabora ofício solicitando reparos na SC-350

Manutenção é requerida para trecho não pavimentado da rodovia, no Distrito de Passo Manso

Situação crítica. Assim é definida a trafegabilidade do trecho não pavimentado da rodovia SC-350 (rod. Luís Bertoli), entre o Distrito de Passo Manso e o município de Santa Cecília. A manutenção da rodovia, que é de competência do Governo do Estado através do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), é precária e o resultado disso é muitos buracos, lama e o risco de acidentes. A Prefeitura de Taió elaborou nesta terça-feira, dia 1º de setembro, um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió (34ªSDR), para buscar uma solução conjunta para a via.

De acordo com levantamento da Secretaria do Distrito de Passo Manso, em torno de 150 famílias residem na localidade. Conforme o secretário do Distrito, Ivan Claudino, a situação da rodovia é precária, impossibilitando em dias de chuva, o trânsito de veículos leves, e até caminhões enfrentam dificuldades no trecho de 27 quilômetros, que fica no território do município. “Carros correm o risco de atolar ou ficar presoem meio ao sulco formado em alguns pontos da pista de rodagem”, revela.

Foi elaborado um abaixo-assinado contendo um relatório com 19 fotografias e 296 assinaturas. “No mês de maio, chegou a ser entregue um abaixo-assinado, em mãos ao governador do Estado Raimundo Colombo, com o propósito de chamar a atenção para os problemas na rodovia”, lembra o secretário.

Para o prefeito de Taió, Hugo Lembeck, as obras na rodovia devem ser priorizadas pelo Estado, já que a via é um importante corredor de escoamento da produção. “Não podemos ser omissos, e devemos trabalhar em conjunto com os setores do Estado para buscar uma solução para aquela comunidade”, avalia.

No período de um ano, a Prefeitura de Taió, com recursos do município, disponibilizou cerca de 150 cargas de material para a manutenção da pista de terra, e instalou dois bueiros para a drenagem pluvial. “Apesar de toda a demanda que a Secretaria de Obras possui nas estradas do município, os trabalhos na SC-350 foram realizados para garantir condições de passagem”, conta o prefeito.

Importante economicamente para o município e para região, na localidade estão instalados sete granjas produtoras de suínos, duas granjas de aves postura, 20 produtores de leite e ainda há as mais diversas culturas, como fumo, arroz gado de corte e reflorestamento.