Taió apresenta Plano Municipal de Atendimento Sócio Educativo
Plano prevê ações intersetoriais que possam contribuir no atendimento de adolescentes autores de atos infracionais e suas famílias
Mais de 60 pessoas participaram na quarta-feira, 26, da apresentação final do Plano Municipal de Atendimento Sócio Educativo em Taió. A apresentação, realizada pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), em conjunto com a Comissão Intersetorial do município de Taió,discutiu a implantação do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, que objetiva nortear, através de uma política pública, o atendimento de adolescentes autores de atos infracionais e suas famílias.
Conforme a Secretaria de Assistência Social do município, o encontro envolveu representantes intersetoriais, que acompanharam quais as ações devem ser tomadas por cada setor, para atender adolescentes em medida socioeducativa. O plano foi apresentado pela assistente social da Federação Catarinense de Município (Fecam), Janice Merigo, que prestou consultoria para a validação, em conjunto com Escola de Gestão Pública Municipal (Egen). A Fecam é um órgão coligado à Egen.
O Plano envolve a análise de diagnóstico e a formulação de diretrizes, objetivos, metas, prioridades e formas de financiamento visando o atendimento socioeducativo para o período 2014-2024. As ações têm um horizonte de 10 anos e resultam da contribuição da participação ativa do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e das políticas públicas do município.
O evento foi uma realização do município Taió, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Além do público e representantes de diversos setores, estavam presentes no evento o prefeito de Taió, Hugo Lembeck, a prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza, e trabalhadores do SUAS, o secretario de Assistência Social do município, Aroldo Peixe Júnior, a Assistente Social da Amavi, Denise Dolejau, equipe técnica do Judiciário e a comissão que elaborou o Plano.
O Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo será disponibilizado para consultas no site da prefeitura nos próximos dias. Ele envolve a análise de diagnóstico e a formulação de diretrizes, objetivos, metas, prioridades e formas de financiamento para o atendimento socioeducativo para o período 10 anos, atendendo à Lei Federal nº 12.594/12, conhecida como Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).